O escritor espanhol Javier Marías, 70 anos, morreu na manhã deste domingo (10) em um hospital em Madri, informou o Ministro da Cultura da Espanha em um comunicado para a imprensa. Ele estava internado desde agosto, tratando complicações de uma pneumonia, mas não resistiu.
Marías foi autor de 15 romances, entre eles Berta Isla, último título publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Homem Sentimental (1986) e Todas as Almas (1989). Estreou na literatura em 1971, com o sucesso Os Domínios do Lobo, e lançou em 2021, na Espanha, Tomás Nevinson.
Colunista atuante na imprensa, ele foi eleito membro internacional da Royal Society of Literature, do Reino Unido, em dezembro de 2021.
Em entrevista ao Estadão, à época do lançamento de Berta Isla, o autor, que analisava a sociedade em tom crítico, opinou sobre as redes sociais, como um lugar de "fofoqueiros e detratores, indivíduos ressentidos, ociosos, e malignos, que com frequência procuram prejudicar os outros para combater sua frustração e sua mediocridade".