O desenhista Tim Sale, conhecido por seu trabalho em histórias em quadrinhos do Batman com Jeph Loeb, morreu aos 66 anos na quinta-feira (16). Recentemente, o artista havia sido internado em um hospital com o quadro de saúde crítico. Seu perfil no Twitter confirmou a informação. A causa da morte não foi divulgada.
"É com uma pesada tristeza que eu preciso anunciar que Tim Sale morreu hoje (quinta, dia 16). Ele morreu com o amor da sua vida ao seu lado e ama muito todos vocês. Por favor, compartilhem fotos e histórias sobre ele nesta publicação, pois queremos compartilhá-las com a comunidade", diz o comunicado na rede social.
Em Seattle, o desenhista firmou parceria com o roteirista Jeph Loeb, com quem produziu as HQs da DC Batman: O Longo Dia das Bruxas, Batman: Vitória Sombria e Superman For All Seasons. Para a Marvel, Sale produziu os trabalhos Demolidor: Amarelo, Homem-Aranha: Azul e Hulk: Cinza. Em 1999, ganhou o prêmio máximo dos quadrinhos, o Eisner, de Melhor Artista.
As companhias para as quais trabalhou se manifestaram nas redes sociais, lamentando sua morte e desejando condolências aos familiares.
"Tim Sale foi um artista incrível, cuja visão sobre personagens icônicos tinha real profundidade humana, e seus designs de página inovadores mudaram a forma como uma geração inteira pensa sobre histórias em quadrinhos. Nossos sentimentos vão para a família de Tim e seus amigos. Sentiremos sua falta", diz o comunicado da DC Comics.
"Tim Sale foi um artista lendário que criou obras de arte nos quadrinhos na indústria e para além dela. Na Marvel, sua série Color se tornou um clássico deslumbrante e permanece apenas um lampejo de seu legado aclamado. Nós lamentamos sua perda hoje (quinta, dia 16) e nossos pensamentos estão com sua família e seus entes queridos", afirmou a Marvel.