A polícia de Nova York informou neste domingo (17) que Daniel Auster, 44 anos, filho do famoso e premiado escritor Paul Auster, foi preso sob acusação de homicídio culposo na morte por overdose de sua filha de 10 meses. O mandato de prisão foi cumprido na noite de sexta-feira (15).
Daniel cuidava de sua filha Ruby em 1º de novembro em sua casa no bairro do Brooklyn quando a bebê foi encontrada inconsciente. Em seguida, a criança foi levada às pressas para o hospital, mas não resistiu. O escritório do legista concluiu que a morte foi decorrente de uma intoxicação aguda devido aos efeitos combinados de fentanil e heroína.
De acordo com o promotor público que está cuidando do caso, o incidente foi considerado como homicídio culposo. Um porta-voz da polícia disse que ainda não se sabe como Ruby ingeriu as drogas e que as autoridades estão investigando o caso.
Outro caso
Daniel Auster é filho do primeiro casamento do escritor Paul Auster com a também escritora e tradutora norte-americana Lydia Davis.
Em 1998, o filho do escritor confessou que havia roubado U$ 3 mil de André Meléndez — um imigrante colombiano de 26 anos conhecido como Angél, que havia sido assassinado dois anos antes. A vítima era membro do Manhattan Kid Club e foi considerado como um suposto traficante de drogas.
Michael Alig e seu colega de quarto, Robert Riggs, que jogou o corpo do colombiano no rio Hudson, se declararam culpados pelo assassinato. Com isso, foi provado que Daniel não teve envolvido no crime e ele acabou sendo condenado em liberdade condicional pelo roubo.
Quem é Paul Auster
Paul Auster nasceu em 3 de fevereiro de 1947 em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Em 1970, concluiu o curso de licenciatura na Universidade norte-americana de Columbia e viveu durante quatro anos na França.
Em 1998, o escritor realizou seu primeiro filme, Lulu on The Bridge. Já em 2006, Paul foi o vencedor do Prêmio Príncipe das Astúrias de Literatura, com a obra A Trilogia de Nova York.
Atualmente, Paul vive em Nova York, com sua mulher Siri Hustvedt, também escritora e crítica de arte. Além de Daniel, fruto do primeiro casamento do escritor com Lydia Davis, que durou de 1974 a 1978, Paul é também pai de Sophie Auster, cantora e atriz de cinema, fruto da relação com Siri.
Entre as obras mais famosas do escritor estão Palácio da Lua (1989), Mr. Vertigo (1994) e Leviatã (2001).