Escritora que era referência em temas ligados à luta feminina e à comunidade negra, bell hooks morreu nesta quarta-feira (15), ao lado da família, nos Estados Unidos. Durante sua trajetória profissional, a também ensaísta e professora lançou cerca de 40 livros. Em sua obra, abordava feminismo, racismo, cultura, política, papéis de gênero, amor e espiritualidade.
As traduções para o português de trabalhos como Olhares Negros: Raça e Representação, Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade e O Feminismo é para Todo Mundo reforçaram o potencial das ideias de bell no Brasil.
Tradutor de livros da autora, o escritor e artista Vinícius da Silva estuda a ativista desde 2018, com ênfase em ética do amor, crítica cultural e masculinidades, além de ter várias publicações sobre ela.
— Sempre que falo sobre hooks, lembro-me do emblemático trecho do livro Salvation: "O poder transformador do amor é o fundamento de toda mudança social significativa. Sem amor, nossas vidas são sem significado". E não há, hoje, como falar de amor sem falar de bell hooks com sua poderosa visão de que o amor nos conduzirá em meio ao luto rumo à transformação social — pondera o escritor.
Vinícius também avalia o legado da autora:
— Quando comecei a trabalhar com seu pensamento, dando aulas, eu não tinha ainda me dado conta da sua grandiosidade, mas hoje é imperativo que permaneçamos na manutenção de seu legado e de tantas outras mulheres negras que possibilitaram com que hooks escrevesse suas obras e nos influenciasse de forma tão substancial. O legado de hooks permanecerá para sempre vivo em nossos corações e, com ela, continuaremos sempre nos movendo rumo a um mundo melhor, como ela nos ensina que é possível.
Conheça livros importantes da autora
E Eu Não Sou uma Mulher? Mulheres Negras e o Feminismo: faz uma análise sobre o movimento feminista contemporâneo com base no discurso de Sojourner Truth, mulher negra escravizada. Já livre em 1857, Sojourner pontuou inconsistências em uma assembleia de brancas sufragistas.
Tudo Sobre o Amor: Novas Perspectivas: primeira publicação da Trilogia do Amor. Neste livro, bell busca elaborar o conceito de amor em diferentes relações, sejam conjugais, familiares, de amizade ou nas experiências com religião.
Ensinando Pensamento Crítico: Sabedoria Prática: obra que tem citação do educador brasileiro Paulo Freire e integra um debate desenvolvido pela autora. Outros livros sobre o tema completam a Trilogia do Ensino, escrita por bell hooks entre os anos 1990 e 2000.
Olhares Negros: Raça e Representação: compilação de ensaios críticos, que discute a narrativa e coloca foco em formas alternativas de se compreender a negritude.
O Feminismo é para Todo Mundo: Políticas Arrebatadoras: pontua impressões da autora como importante representante do feminismo negro. Neste livro, bell aborda a construção de tal conceito e amplia o seu alcance de entendimento.