A história de Clovis Tramontina está agora eternizada em uma biografia. Lançado nesta quarta-feira (20) pela Editora AGE, o livro Clovis Tramontina: Paixão, Força e Coragem relata a trajetória do empresário, que levou uma marca nascida na serra gaúcha a 120 países — ao mesmo tempo em que lutava contra uma grave doença degenerativa.
Clovis transformou a indústria nascida em Carlos Barbosa em uma potência, com 10 unidades fabris, mais de 10 mil funcionários, dezenas de lojas, escritórios e centros de distribuição, presença em 120 países e um portfólio de 22 mil itens. A história de como ele ascendeu à presidência da Tramontina e liderou-a por 30 anos forma o eixo central da biografia.
O empresário concluiu que sua história merecia ser contada durante o confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, quando passou a refletir sobre a própria carreira, a planejar sua sucessão no grupo (do qual resolveu deixar a presidência em 2022) e a construir projetos para o futuro.
A obra, resultado de entrevistas com amigos, familiares, colaboradores e empresários, além de depoimentos do empresário, reconstitui a vida de Clovis desde o princípio.
O livro conta que, ainda na infância, ele fabricava canivetes para concorrer com os da marca da família. Em 1980, aos 25 anos, foi para a Tramontina, empresa fundada em 1911 por seu avô, Valentin, filho de imigrantes que vieram da Itália para fugir da pobreza.
“Desde pequeno queria ser presidente da Tramontina. Eu me preparei para isso. Não tive medo de assumir. Adoro ser o número um. Todas às vezes em que me reuni com presidentes da República, por exemplo, eu me via no lugar deles. Sempre pensei grande e sempre fui líder”, afirma Clovis em trecho da obra.
Primeiro em funções subalternas, mais tarde liderando as vendas em São Paulo e no Brasil e, por fim, comandando a empresa na condição de presidente, Clovis imprimiu um novo estilo a tradicional empresa familiar. Utilizou, por exemplo, um sistema gerencial que contraria os manuais de gestão, dando preferência à contratação de parentes de funcionários.
Um dos capítulos narra ainda a luta que o presidente da empresa trava há décadas contra a esclerose múltipla, doença degenerativa que se manifestou justamente quando começava a experiência profissional na Tramontina, aos 25 anos.
O livro tem o aval de grandes empresários do Brasil. “Poder acompanhar os detalhes da trajetória de Clovis (...) é uma generosidade de aprendizado”, afirma Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Para José Galló, presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, o livro proporciona conhecimento sobre a personalidade do empresário e a relevância da Tramontina. “Esse é o personagem que vamos conhecer neste livro, uma pessoa humilde, mas ousada, que corre riscos”, destaca.
“Clovis merece reconhecimento porque é um bravo, alguém que consegue motivar as pessoas”, ressalta Julio Mottin Neto, presidente do grupo Dimed/Panvel.
Sobre o livro
- Clovis Tramontina: Paixão, Força e Coragem
- Editora: AGE
- Páginas: 347
- Onde comprar: livrarias físicas e virtuais e em algumas lojas do Zaffari
- Preço: R$ 58 (a renda será destinada a instituições como Apae, Liga de Combate ao Câncer e Corpo de Bombeiros)