Será lançada nesta quarta-feira (20) a biografia Clovis Tramontina: Paixão, Força e Coragem, que aborda a trajetória do empresário que comanda uma das mais conhecidas marcas do país, com sede em Carlos Barbosa, na serra gaúcha. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta terça (19), Tramontina falou sobre a decisão de escrever o livro, comentou algumas passagens da obra e analisou o processo de sucessão na empresa.
Segundo Clovis Tramontina, a ideia de escrever a biografia nasceu quando Nelson Sirotsky, do Grupo RBS, lançou o livro O Oitavo Dia, em 2018. O empresário conta ter sentido uma "inveja positiva", lendo a obra em "dois ou três dias".
— Aproveitando uma dica da minha filha e a ideia do Nelson, eu decidi fazer meu livro. Contar um pouquinho da minha história, que é dentro da Tramontina, para deixar um legado para meus filhos, meus netos e para quem gostar de ler — disse.
— Pensei que seria mais fácil (escrever o livro). Foram horas de entrevistas, um trabalho muito intenso. A perda dos meus pais foi uma coisa triste que contei, que me marcou muito. Eu nunca gostei de perder. Se tem uma coisa que eu não concordo com o Criador, é a morte — completou.
A obra traz detalhes não só da trajetória profissional, mas também da vida pessoal do empresário, como quando foi diagnosticado com esclerose múltipla, nos anos 1980. Questionado sobre algum segredo que ficou de fora do livro, brincou:
— Isso é meio perigoso. Já pensou em revelar todos os meus namoros? Minha mulher ia ficar mal — disse, aos risos.
O empresário ressalta ainda que a trajetória vitoriosa se deve muito às mulheres da família, como a avó, que foi uma das responsáveis pelo nascimento da empresa da família, e a mãe:
— Elas foram o alicerce para que os homens pudessem trabalhar. Sempre cuidaram da casa e dos filhos.
Na entrevista, Clovis também falou sobre o momento da empresa e o processo de sucessão na Tramontina, classificado como "tranquilo" por ele. De acordo com o empresário, a decisão de deixar o comando da companhia veio no começo da pandemia, no ano passado.
— Eu vou para o conselho. Se eu ficar em qualquer lugar, vou dar muito palpite. Está na hora de sair. Mas vem energia nova para a Tramontina, vai ser muito bacana. O que é importante é o seguinte: eles (sucessores) vão seguir os valores da empresa.
Sobre o livro
- Clovis Tramontina: Paixão, Força e Coragem
- Editora: AGE
- Páginas: 347
- Onde comprar: livrarias físicas e virtuais e em algumas lojas do Zaffari
- Preço: R$ 58 (renda será destinada a instituições como Apae, Liga de Combate ao Câncer e Corpo de Bombeiros)
- Lançamento: quarta-feira (20), na NTX, para convidados