Autor dos livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, que serviram como base para a criação da série Game of Thrones, George R. R. Martin lamentou a maneira como a produção da HBO ultrapassou a história da obra literária.
Em entrevista ao canal WTTW, o escritor norte-americano revelou que os acontecimentos apresentados ao final de Game of Thrones foram diferentes dos imaginados por ele para os livros. Porém, com o seu atraso para concluir a saga, a série de TV ultrapassou a sua escrita, problema pelo qual ele se culpa, afirmando que gostaria de estar mais adiantado com o seu trabalho.
— Quando eles começaram a série, eu tinha quatro livros já impressos, e o quinto foi lançado assim que a série estava começando... Eu nunca achei que eles me alcançariam, mas eles conseguiram. Eles me alcançaram e me passaram — disse o autor.
Segundo R. R. Martin, porém, a conclusão de sua obra será diferente do que foi visto na televisão:
— (A produção da HBO ter ultrapassado os livros) se tornou um pouco estranho, porque a série estava à minha frente e a produção foi para direções diferentes. Ainda estou trabalhando no livro, mas você verá o meu final quando ele for lançado.
R. R. Martin não comentou detalhes da continuação de As Crônicas de Gelo e Fogo. A intenção do autor é que a saga tenha sete capítulos, dos quais cinco foram publicados. Ele atualmente trabalha no sexto volume, The Winds of Winter, que ainda não tem data para ser concluído.
Game of Thrones teve oito temporadas e todas estão disponíveis na HBO Go. Um spin-off da série, House of the Dragon, será lançado no próximo ano.