O Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou a lista de seus vencedores na tarde desta quinta-feira (5). Em cerimônia realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, a premiação consagrou três mulheres, sendo duas portuguesas e uma brasileira. A primeira colocação foi dada à escritora portuguesa nascida em Angola Djaimilia Pereira de Almeida, pelo livro Luanda, Lisboa, Paraíso, publicado pela Companhia das Letras.
Na obra vencedora, Djaimilia conta a história do parteiro angolano Cartola de Sousa, que viaja a Portugal para curar o calcanhar de seu filho. A escritora esteve prevista como uma das atrações da Feira do Livro de Porto Alegre deste ano, mas teve que cancelar sua participação por conta de problemas de saúde na família.
Djaimilia nasceu em Angola, Luanda, em 1982, mudou-se para Portugal com a família na infância e cresceu nos arredores de Lisboa. Ela se formou em estudos portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e fez doutorado em teoria da literatura na Universidade de Lisboa. Em 2013, foi uma das vencedoras do Prêmio de Ensaísmo Serrote (Instituto Moreira Salles). Publicou ensaios em revistas e jornais em Portugal, nos EUA e no Brasil.
A portuguesa Dulce Maria Cardoso, por Eliete - A vida normal (editora Tinta da China); e a mineira Nara Vidal, por Sorte (Editora Moinhos); conquistaram a segunda e terceira colocações no Oceanos, respectivamente.
Os vencedores do Prêmio Oceanos foram definidos após uma reunião do júri na noite desta quarta-feira (4), escolhidos entre 54 finalistas. O Júri Final era composto por dois portugueses – o poeta Daniel Jonas e o crítico literário Manuel Frias Martins – e três brasileiras: as escritoras Maria Esther Maciel e Veronica Stigger e a crítica literária Eliane Robert Moraes.