No colo da dona, e sem se importar com a quantidade de humanos ao redor, o shih tzu Pantufa, quatro anos, estendia a patinha direita dianteira sobre a almofada embebida em tinta preta para logo depois tê-la colocada sobre mais um livro. Além de quem aguardava ansioso pela obra, curiosos se aproximaram para observar a curiosa sessão na tarde deste sábado (9), na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.
No lugar de autógrafos, foram distribuídos os "patógrafos" de 10 dos 67 personagens que tiveram suas histórias contadas na obra Bendito Livro, escrita pela bancária Márcia Messa.
Idealizadora do projeto Bendito Bicho, que utiliza a fotografia de animais para incentivar a adoção responsável, Márcia, uma apaixonada por cães e fotografia, reúne desde 2016 histórias de cães adotados em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Entre as ações realizadas pela Bendito Bicho estão mostras fotográficas, eventos beneficentes e o calendário temático. Todo o valor arrecadado com eventos ou produtos vendidos é direcionado à causa animal, auxiliando 10 protetoras independentes.
Aos 45 anos, Márcia, que fotografa nas horas vagas, tinha o desejo de ir além do calendário anual feito com os bichinhos adotados. Foi quando teve a ideia de, por meio de financiamento coletivo, produzir um livro com as histórias e as fotografias já catalogadas. Com a ajuda de simpatizantes da causa, Márcia arrecadou R$ 15,1 mil e produziu 500 exemplares. Desses, 400 já foram encaminhados às protetoras para venda. Os outros cem ficarão com as estrelas do livro – 10 personagens, entre eles, Pantufa, fazem parte da coletânea.
— Precisamos sensibilizar as pessoas sobre a castração, o abandono e os maus tratos aos animais e incentivar a adoção — afirma a autora.
Pantufa, por exemplo, foi encontrado quando sofria maus-tratos do dono que tentava se desvencilhar dele por R$ 100. Depois do resgate, o cachorro ganhou uma nova dona, tornou-se modelo do calendário do projeto e, agora, capa do livro.
Também vítima de desnutrição e maus-tratos pelo corpo, a spaniel tibetana Bella, de seis anos, ganhou nova vida ao ser adotada pela analista de planejamento e produtos Gabriela Manfron. A história da cachorrinha também foi contada no livro. Na tarde de sábado, a página com a foto sorridente de Bella era mostrada a todos pelos donos dela.
Para saber mais sobre o projeto, CLIQUE AQUI.