O novo romance de Paulo Scott, autor de Habitante Irreal (2011) e Ithaca Road (2013), tem sotaque porto-alegrense, mas abrange temas urgentes para todo o Brasil. Marrom e Amarelo, que chega às livrarias em 12 de agosto, aborda questões raciais e militância política por meio da relação de dois irmãos: Federico, o mais velho, com fenótipo claro, e Lourenço, mais jovem e com pele retinta. Eles crescem no bairro Partenon, afastados da zona central, porém ocupam posições de destaque em espaços privilegiados – Federico é um conhecido militante das causas da juventude negra, designado a integrar um grupo de trabalho em Brasília sobre seleção de cotistas em universidades federais; já Lourenço é treinador de basquete em um clube de Porto Alegre.
Narrador e protagonista, Federico conta histórias do presente e do passado sob um ponto de vista original. Ao lembrar de uma conversa descontraída entre colegas, então estudantes da UFRGS, em uma tarde de 1984, escreve: “Moradores da Vila Planetário passam por nós (...). Duvido que algum destes meus novos amigos repare numa destas pessoas passando, gente de renda muito baixa voltando cansada do trabalho”.
A voz original do narrador dá força ao enredo bem armado de Marrom e Amarelo. O grupo de trabalho do qual Federico faz parte tem integrantes determinados a criar um software para avaliar as cores dos candidatos a cotistas, ideia que não tem a mínima simpatia do gaúcho. O personagem, no entanto, é arrancado das discussões por um acontecimento imprevisto – a prisão da sobrinha, filha de Lourenço, a jovem Roberta, em um protesto contra uma reintegração de posse em Porto Alegre.
Para ajudar o irmão a defender a filha, Federico voa para o RS. O caso de Roberta é mais complicado do que parece: durante o protesto, foi apanhada com uma arma de fogo sem porte. Trata-se de um revolver calibre 32 que já esteve nas mãos do pai e do tio havia algumas décadas, depois de um crime que tentaram ocultar.
Com bons personagens e situações de tensão e mistério, Marrom e Amarelo é uma rara ficção que se debruça com profundidade sobre novas militâncias e antigos preconceitos.
Marrom e Amarelo
De Paulo Scott
Romance, 158 páginas, Alfaguara, R$ 49,90. Em pré-venda no site companhiadasletras.com.br. Nas livrarias a partir de 12 de agosto.