Patrono da Feira em 2014, Airton Ortiz já possui mais de 20 obras publicadas. Atualmente, dedica seu tempo a viajar pelo mundo e coletar histórias sobre diferentes países. Nesta edição, ele lança o livro Roma e autografa a reedição de Expresso para a Índia.
Nesta Feira, você lança um livro sobre Roma, que é uma das cidades sobre a qual mais se escreveu ao longo da história. O que o seu livro traz de novo?
Roma na verdade são três cidades em uma. Existe a Roma dos romanos, a histórica, que possui uma presença arqueológica muito grande na cidade, não só com o Coliseu, mas com a impressionante quantidade de lugares que remetem àquele período. Existe também a Roma dos italianos, que é a moderna, que traz a alegria, a descontração e a informalidade típica dos italianos. E há também a Roma dos papas, que é uma cidade mais religiosa, das igrejas cobertas de obras de arte, de uma cultura diferente. O livro está dividido em três capítulos, e cada um trata de uma dessas Romas.
Em tempos de crise, com o dólar alto e uma economia tão incerta, como fazer para viajar?
A palavra mágica é “pesquisar”, pois assim é possível gastar menos. Pesquisar promoções, hotéis, dias em que os museus são gratuitos, passeios que são oferecidos a pé e também gratuitamente pelas cidades, entre outros. Meu primeiro conselho é ver tudo com a maior antecedência possível. As companhias áreas começam a vender as passagens nove meses antes da data do voo, e é possível comprar por um preço muito bom no início das vendas. A regra número dois é nunca viajar para um local que esteja em alta temporada, pois tudo é mais caro. Os melhores períodos para viajar são maio e setembro. E o terceiro é repensar na acomodação. Brasileiros não tem o hábito de se hospedar em albergues, por exemplo, porque acreditam que este é um tipo de acomodação para jovens. Entretanto, em diversos países, os albergues são muito bons e mais baratos que os hotéis. Hoje em dia existe, ainda, a opção de alugar apartamentos por site. Estes, além de serem mais confortáveis, possuem cozinha e a opção de fazer as refeições em casa.
Qual é a dica de destino para quem quer fazer uma viagem fora do comum?
Um lugar muito bonito, que não é caro e sai daquele conjunto de destinos mais procurados pelos brasileiros é o Vietnã. Ele representa uma Ásia com a qual a gente pode interagir, porque é um país mais moderno, porém que mantém a cultura asiática. Durante muito tempo o Vietnã foi uma colônia francesa, então não nos parece uma Ásia muito distante. E o país possui regiões maravilhosas, além de mais de 2 mil quilômetros de praias.