O livro de contos inédito que Ivo Bender deixou pronto antes de adoecer será lançado no final de agosto. Rosa Noturna sairá pela editora Movimento, com introdução da professora Léa Masina. Uma das figuras mais representativas do teatro e da literatura no Rio Grande do Sul, o dramaturgo e escritor gaúcho morreu no dia 25 de junho, aos 82 anos, em Porto Alegre, por insuficiência cardíaca.
Antes de ser hospitalizado, no dia 2 de junho, Bender havia lido as provas do livro e dado seu consentimento para a publicação. Com sua morte, a editora precisou buscar a aprovação da família, o que já ocorreu, segundo Carlos Appel, leitor da Movimento, para quem a obra vai trazer "contos de primeira qualidade":
– Ele estava empolgado com esses contos, que flertam com o fantástico. Aparece aqui a figura do Drácula, de Bram Stoker.
Ivo Bender foi um dos maiores dramaturgos modernos do Rio Grande do Sul, com 36 peças escritas entre 1961 e 2004. Depois da última, Diálogos Espectrais, trocou o teatro pela prosa, tendo publicado duas antologias de narrativas breves: Contos (L&PM), em 2010, e Quebrantos e Sortilégios (Terceiro Selo), em 2015, que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Conto.