O gato mais famoso das histórias em quadrinhos está de aniversário. Há exatamente 40 anos, o cartunista americano Jim Davis publicou pela primeira vez a tirinha sobre Garfield em mais de 40 jornais. Preguiçoso e louco por lasanha, o personagem fez tanto sucesso que foi parar na televisão, no cinema e nos videogames.
Abaixo, veja 10 curiosidades sobre o felino que conquistou o público ao redor do mundo desde 19 de junho de 1978.
1 . Caçando com gato
O criador Jim Davis estava cansado de ver histórias em quadrinhos sobre cães e, por isso, decidiu tentar desenhar um gato cor de laranja com personalidade forte. A ideia era uma série de não aventuras, que incluía histórias sobre dormir, comer lasanha, odiar segundas-feiras, ignorar o seu dono, Jon Arbuckle, e o seu amigo cão, Odie.
2 . Inspiração
Davis batizou Garfield com este nome em homenagem ao seu avô, James A. Garfield Davis.
3. Sucesso na imprensa
A tirinha já foi publicada em mais de 2,5 mil jornais ao redor do mundo.
4. Na TV
Entre especiais e séries, Garfield protagonizou mais de 15 produções de TV pelo mundo, como Garfield e seus Amigos e O Show do Garfield.
5 . No cinema
Garfield: O Filme chegou aos cinemas em 2005, seguido por Garfield 2, em 2006. A voz em inglês é de Bill Murray e, no Brasil, a dublagem ficou por conta de Antônio Calloni.
6 . Novos nomes
A Suécia, junto com a Noruega e a Finlândia, é um dos três países nos quais Garfield foi rebatizado. Por lá, o felino é conhecido como Gustav.
7 . Para se divertir
Garfield é uma das atrações principais de dois parques de diversão nos Estados Unidos: Silverwood e Kennywood.
8. Na capa
Em 1982, Garfield foi capa da revista americana People, que o elegeu como a maior celebridade americana do momento. O gato aproveitou para anunciar seu primeiro programa de televisão.
9. Vida real
Em uma homenagem aos amigos de Garfield na história em quadrinhos, o criador Jim Davis também tem um gato, Nermal, e um cachorro, Pooky.
10 . Estilo
Garfield já teve quatro estilos de desenho. A versão original, de 1978, mostra um gato mais gordo e realista. Dois anos depois, em 1980, foi substituída por um felino que andava usando as patas traseiras. Já em 1990, um desenho parecido com o gato laranja que os fãs conhecem hoje foi lançado. Em 2000, foi a vez do Garfield atual estrear.