Está chegando à metade um projeto que me fez revisitar clássicos da literatura para escolher um texto para ser gravado e publicado diariamente no GaúchaZH durante toda a Feira do Livro. Tem sido uma experiência prazerosa selecionar o conto ou crônica do dia e ler para adultos, como fazia para crianças quando meus filhos eram pequenos.
Voltei ao tempo em que lia e relia O Lobo e os Sete Cabritinhos e que, mesmo conhecendo a história, eles ouviam como se o enredo pudesse ter mudado de uma semana para outra. "Mostre-me a pata branca", diziam quando eu batia na porta, repetindo a senha da mamãe cabra para que não deixassem entrar o lobo mau.
Comecei a série com Clarice Lispector e nesta primeira metade passei por Lima Barreto, Sergio Faraco, Mario Quintana, Moacyr Scliar, Luis Fernando Verissimo, Simões Lopes Neto e Cíntia Moscovich. Na quinta-feira entra o mais triste de todos: Cavalos do Amanhecer, um conto espetacular de Mario Arregui. Dos próximos, não falarei para não estragar a surpresa.
Já contei aqui que minha inspiração para esse projeto vem de várias fontes, mas principal dela foi a Cris Lopes, uma jornalista cega, que se ressente da escassez de opções em audiobook. Eu e alguns colegas da editoria de Opinião gravamos alguns textos pra ela, mas a necessidade de oferecer essa oportunidade para outras pessoas nunca me saiu da cabeça. O retorno da Cris foi uma das coisas mais gratificantes nesse trabalho voluntário que estou fazendo para a literatura.
"É uma grande alegria ver que nossas leituras puderam se expandir para este projeto maravilhoso. Irei escutar todas. Aliás, que saudades desses momentos em que viajei por diversas histórias, personagens e autores que só conhecia de nome", escreveu ela no Facebook.
Ouça a série de podcasts:
"Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector
"Queixa de Defunto", de Lima Barreto
"A Dama do Bar Nevada", de Sergio Faraco
"Coisas & Pessoas", de Mario Quintana
"Os Leões", de Moacyr Scliar
Três crônicas do livro "A Mesa Voadora", de Luis Fernando Verissimo
"O Negrinho do Pastoreio", de João Simões Lopes Neto
"Fantasia-Improviso", de Cíntia Moscovich
"Cavalos do Amanhecer", de Mario Arregui
"A Cartomante", de Machado de Assis
"Eloquência Singular", de Fernando Sabino
Em vídeo, Rosane de Oliveira explica o projeto de leituras: