Vitor Ramil é a grande atração desta quarta-feira na 10ª FestiPoa Literária. O músico toca às 21h, no Theatro São Pedro, em uma apresentação exclusiva com projeções de ilustrações de Guazzelli e vídeos de Lívia Koeche. O músico também deve apresentar algumas canções inéditas, que entrarão no seu próximo disco, Campos Neutrais. Os ingressos custam entre R$ 40 e R$ 110.
O show estava originalmente marcado para 28 de abril, como lançamento da FestiPoa, mas precisou ser adiado por conta da greve geral que marcou o dia. "Acho que uma noite de música e poesia seria por si só uma ação política na noite desse 28 de abril, especialmente pelo que íamos apresentar. Mas fico feliz por termos encontrado, em comum acordo, uma maneira de realizá-lo em data futura próxima, sem deixarmos assim de nos posicionar objetivamente ao lado da população brasileira nesse dia de paralisação", escreveu Ramil a respeito do adiamento.
Leia mais:
FestiPoa Literária: uma década de debates, leituras e homenagens
"Sinto que estou prestes a realizar meu melhor trabalho", declara cantor Vitor Ramil sobre novo disco
Campos Neutrais é o primeiro disco de Vitor Ramil gravado em Porto Alegre. O músico aguardou por um ano a abertura do estúdio Audio Porto para registrar vozes e instrumentos no local.
O disco terá parcerias com o paraibano Chico César, o maranhense Zeca Baleiro, o poeta paraense Joãozinho Gomes e a poeta pelotense Angélica Freitas. Versos do português Antônio Boto também foram musicados, e há versões para uma canção de Bob Dylan e outra do galego Xöel Lopez.
Chico César e Zeca Baleiro também terão participações vocais, assim como Gutcha Ramil, sobrinha de Vitor. O disco contará com a percussão do argentino Santiago Vazquez, naipe de metais do Quinteto Porto Alegre, arranjos de metais de Vagner Cunha, guitarras de Felipe Zancanaro e violão do argentino Carlos Moscardini.
Este é o segundo trabalho de Vitor Ramil financiado coletivamente via crowdfunding.
– Quando eu comecei, em 1981, ou tu conseguias entrar em uma gravadora ou não lançava teu trabalho. A possibilidade de lançar algo independente era algo mais aventuresco – lembra Vitor.
Por meio das redes sociais, Vitor compartilha cada etapa das gravações por meio de fotos, vídeos e transmissões ao vivo.
– Se eu fizer futuramente outro trabalho desse modo, não vou chamar de financiamento, vou pensar em outro nome. Gostaria de tirar o peso de cima da questão do dinheiro. Para mim, o mais significativo é a mobilização do público, a comunicação com as pessoas e em que medida isso afeta o trabalho, inclusive artisticamente. É uma grande reunião de pessoas em torno de um projeto que ainda nem existe – conclui o músico.
Campos Neutrais está em processo de mixagem e deve ser lançado no próximo semestre.
FESTIPOA LITERÁRIA
Mais cedo, também na quarta-feira, a programação da FestiPoa será no Instituto Goethe (24 de Outubro, 112), com entrada franca. Às 18h30min, a atriz Deborah Finocchiaro abrirá a tarde com leitura de poemas de Ana Mariano. Na sequência, às 19h, Jéferson Assumção e Luiz Antonio de Assis Brasil participam de bate-papo sobre a escrita de romances.