Aos 50 anos, a atriz baiana Ingra Lyberato decidiu fazer uma pausa na carreira para criar cavalos e também para escrever, o que acabou se tornando o pontapé inicial para o lançamento do livro O medo do sucesso: a vida nos palcos, no cinema e na televisão, em que revisa a própria trajetória. Nesta quarta, às 18h, Ingra autografa o novo livro na Feira.
De onde veio a motivação para escrever o livro?
Sempre escrevi muito, mas nunca tive coragem de assumir. Inúmeras vezes escrevi cenas de novela e participei da criação quando estava casada com o diretor Jayme Monjardim. Nos quatro anos em que parei de atuar para criar cavalos, escrevia com frequência para revistas especializadas. Também já tive textos publicados em revistas de comportamento. Assinava as reportagens, mas nunca quis ganhar por isso. Tinha medo de assumir esse dom, medo de me expor ou "medo do sucesso". No ano passado comecei a sentir que era hora de me levar a sério e escrever um livro. Fiquei alguns meses buscando o assunto, e ele apareceu de uma forma muito inusitada. Eu conto isso na introdução. O medo do sucesso é a lente pela qual eu descrevo minha trajetória profissional e um pouco da pessoal. Ao longo da minha vida, tenho alcançado muitos picos de sucesso profissional e pessoal e exponho cada passo. Revelo o caminho do êxito e como "estar lá” exige coragem e humildade. Mas muitas vezes fugi desse lugar privilegiado por medo da responsabilidade.
Como a sua trajetória pode inspirar outras pessoas?
Tive a coragem de me expor para que as pessoas possam refletir sobre si e se transformar, se assim quiserem. Só hoje, aos 50 anos, tenho maturidade para enxergar as ilusões do caminho e coragem para desfazê-las uma a uma. Aprendi muito com as experiências alheias e acho importante aproveitar o conhecimento do outro. Gerações e vidas inteiras foram dedicadas a estudos profundos sobre nosso comportamento. Mergulhar no autoconhecimento e observar a experiência do outro ajuda muito na construção da nossa felicidade.
Você se arrepende de algo em sua vida?
Jamais. Tudo é aprendizado e faz parte da minha evolução pessoal. Cada experiência contribuiu para a construção da pessoa que sou. Longe de ser perfeita, mas completamente em paz e inteira com minhas virtudes e defeitos. O medo do sucesso é o medo da exposição, medo da responsabilidade da escolha, medo de errar. Desfiz minhas ilusões de perfeição e me curei. Hoje eu quero tudo o que a vida tem para me oferecer, sem julgar, sem economizar gratidão, sem economizar felicidade e sem medo do novo.
Você voltou a ter medo do sucesso em algum momento depois de escrever o livro?
Concluí o livro num evento recente que para mim foi o sinal da cura, mas enxergar a realidade sem me iludir é um trabalho constante e diário. Não me esconder atrás de uma fachada ideal exige firmeza e humildade. Todos os dias me olho no espelho querendo enxergar minha luz e minha sombra e escolho aceitar tudo o que sou, com amor por mim própria e coragem pra transformar o que já não me serve mais.
NA FEIRA
O medo do sucesso
De Ingra Lyberato
L&PM, 168 págs., R$ 29,90
Autógrafos quarta-feira (02/11), às 18h, na Praça de Autógrafos