A mais tradicional premiação literária do Brasil está novamente com inscrições abertas. A 58º edição do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, foi lançada nesta quinta-feira, em São Paulo. Com 27 categorias, o Jabuti visa a reconhecer o trabalho de editores, ilustradores, capistas, designers e tradutores brasileiros.
Leia mais:
Cresce o número de leitores entre jovens
Tradutor Boris Schnaiderman morre aos 99 anos
Festipoa Literária propões discussão sobre igualdade de gêneros
Atuando ao lado da curadora, a professora Marisa Lajolo, o Conselho Curador do Jabuti 2016 conta com os seguintes nomes: Antonio Carlos de Morais Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa; Frederico Barbosa, escritor e professor, dirigiu a Casa das Rosas por 12 anos; Luís Carlos de Menezes, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; e Pedro Almeida, editor.
Podem concorrer obras inéditas publicadas em língua portuguesa no Brasil, em primeira edição, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. O trabalho vencedor do primeiro lugar de cada categoria receberá, além de troféu, o valor de R$ 3.500. Já os ganhadores do Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, ganham R$ 35.000, cada um.
As inscrições podem ser feitas por escritores e editores até 15 de julho no site www.premiojabuti.org.br.