Autora de O Conto da Aia – livro que deu origem a The Handmaid’s Tale, série que engajou espectadores no mundo todo e arrebatou mais de 70 prêmios –, Margaret Atwood está entre os oito conferencistas confirmados para a edição 2021 do Fronteiras do Pensamento.
Com o lançamento da série, em 2017, a escritora canadense viu seu livro virar um best-seller dos novos tempos, com temas que circundam questões do feminismo e de cenários políticos extremos. O sucesso foi tanto que, em 2019, Atwood lançou o que fãs esperavam havia mais de três décadas: Os Testamentos, uma continuação de O Conto da Aia, de 1985.
Mas por que uma produção de streaming baseada em um livro da década de 1980 virou assunto em rodas de amigos, intelectuais e críticos? O ano em que foi ao ar pode ser uma das explicações.
Em uma fantasia distópica que nas telas ganhou uma bela produção, The Handmaid’s Tale se passa na República de Gilead, onde um regime teocrático é liderado por fanáticos religiosos e belicosos após um golpe de Estado nos EUA. Ao mesmo tempo, vive-se uma crise de fertilidade, e mulheres têm os direitos interrompidos, sendo mantidas como escravas sexuais para procriação.
Linhas da história convergem com um momento explosivo comportamental e político de 2017. Com escândalos de abusos sexuais na indústria cinematográfica, estoura, naquele ano, o movimento feminino de denúncia #metoo. Na Presidência dos EUA, assume Donald Trump, que chegou ao poder com um discurso conservador e raivoso.
Atwood, que já era uma autora reconhecida, consagrou-se mundialmente como uma espécie de profeta dos tempos atuais. Em entrevistas, no entanto, ela já ressaltou: “Esse é um livro de entretenimento ou uma profecia política? Pode ser os dois? Eu não antecipei nada disso enquanto escrevia o livro”.
Ainda que personagens mulheres dominadas pelo patriarcado estejam também em outros de seus livros, a canadense nega o rótulo de escritora feminista. Acredita que que esse título é apenas para aqueles que trabalham conscientemente na moldura do movimento feminista.
Por tudo isso, Atwood é uma das atrações mais esperadas da temporada de 2021 do Fronteiras do Pensamento. O ciclo de conferências terá início em plataforma digital exclusiva em 25 de agosto, também com a presença de outros pensadores como Yuval Noah Harari, Steven Pinker, Jared Diamond, Anne Applebaum, Niall Ferguson, Carl Hart e Pavan Sukhdev.
A inscrição na plataforma garante acesso às conferências que utilizarão a tecnologia
live streaming 3D, transmitidas com áudio original e legendas em português, além de aulas preparatórias e e-books.
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2021 - 15ª TEMPORADA – Era da Reconexão
Inscrições: Clique aqui e faça já a sua
Pagamentos podem ser parcelados no cartão em até 5x sem juros.
Clientes do Clube do Assinante ZH terão 40% de desconto.
Informações sobre descontos, consulte a Central de Relacionamento:
E-mail: relacionamento@fronteiras.com
Fone: 11 94320-9208
Whatsapp: 11 93775-5752