Diante de uma vida inteira de frustrações e inconformismos, poderia estar na morte a esperança de um destino melhor? Esta é a reflexão que permeia a trama de A Falecida, clássico teatral de Nelson Rodrigues que ganha sessões em Porto Alegre nesta quinta-feira (14), às 18h30min e às 21h, no Teatro da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681, prédio 40), com elenco estrelado por Camila Morgado e Thelmo Fernandes (veja informações sobre ingressos ao final do texto).
Apresentada pela primeira vez em 1953, a peça leva ao palco a história de Zulmira, personagem de Camila Morgado. Trata-se de uma mulher pobre, infeliz no casamento e oprimida pelo machismo, que vê na proximidade da morte sua última chance de sentir algum tipo de realização pessoal.
Ao descobrir que contraiu tuberculose, ela ingressa em uma jornada obsessiva e delirante em busca do que lhe parece ser a sua única carta de salvação: um enterro extremamente caro e luxuoso.
— Para ela, ser enterrada com todo luxo e toda pompa é a vingança pela vida ordinária que levou. Ela encara a morte como uma maneira de, enfim, poder dizer: "Eu venci na vida!" — analisa o diretor da montagem, Sergio Módena.
Camila completa:
— Zulmira quer ser escutada, quer ter voz e relevância em um casamento e em uma sociedade que não a vê como uma pessoa importante. Nesse sentido, ela enxerga no luxo do seu enterro a forma de ter um holofote sobre si, como se finalmente aparecesse a chance de ser olhada, admirada e reverenciada. É uma história que traz uma forte simbologia sobre o apagamento em cima do feminino.
O caminho de Zulmira rumo à redenção tem no marido Tuninho, interpretado por Thelmo Fernandes, o seu maior obstáculo. Encarregado de garantir a execução do tão sonhado enterro, ele descobre que a esposa era amante de um rico empresário e decide se vingar, dando a ela um enterro "de cachorro".
Assim, a existência da personagem se encaminha para um fim degradante e indigno, por meio de uma analogia que denuncia o lugar reservado às mulheres na sociedade da época.
— A Zulmira é uma heroína trágica brasileira, representa as mulheres que são silenciadas. Ela é uma das personagens mais complexas do Nelson Rodrigues, pois sua trajetória passa por várias camadas e temperaturas. Ela transita por raiva, obsessão, inveja, amor, desejo e fundamentalismo religioso — destaca Camila, que teve em A Falecida a sua estreia em um papel escrito pelo dramaturgo.
Sergio Módena também encara pela primeira vez a direção de um espetáculo do autor, que ele define como "um gênio atemporal". Para encenar A Falecida sete décadas após a montagem original, o diretor diz não ter feito nenhum trabalho de atualização.
— Não foi preciso, infelizmente. Quando você pega o texto, percebe que ele continua extremamente atual. Nelson Rodrigues é um autor cuja obra transcende a época. Não precisamos mudar nada porque as pessoas entendem tudo.
Para além da chance de assistir a um clássico do teatro rodrigueano, o diretor destaca as atuações de Camila e Thelmo como grandes atrativos do espetáculo. Os atores foram escolhidos a dedo por ele, que entende haver exigências particulares nas obras de Nelson Rodrigues. O elenco ainda conta com Stella Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Thiago Marinho e Alan Ribeiro.
— Textos do Nelson pedem atores capazes de passear por diferentes camadas de complexidade, e tive a sorte de encontrar um elenco inteiro com esse talento. Camila é uma atriz que transita entre o cômico, o farsesco, o dramático e o trágico de uma fala para a outra, com muita naturalidade. O mesmo vale para Thelmo, um ator que já tem experiência com o texto do Nelson e que trouxe a sua sabedoria para a peça — elogia o diretor. — O resultado é uma montagem que tem a crítica social, a tragédia e o humor andando lado a lado, com atores que passeiam por todos esses gêneros de forma brilhante. Para o público, acho que é realmente um prazer assistir — elogia.
"A Falecida" em Porto Alegre
- Nesta quinta-feira (14), com sessões às 18h30min e às 21h no Teatro da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681, prédio 40), em Porto Alegre.
- Ingressos a R$ 160 (inteiro), disponíveis na plataforma Minha Entrada.
- Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e acompanhante.