A coreógrafa Carlota Portella faleceu neste sábado (31), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela escola de dança The Jazz, fundada por ela, que se tornou um dos principais centros de formação de bailarinos no país. A causa da morte não foi divulgada. .
Nascida em 1950, Carlota Portella construiu uma carreira marcada por uma formação em balé clássico e jazz, tanto no Brasil quanto na França. Em 1981, ela lançou seu primeiro espetáculo de dança, "Vacilou dançou", que consolidou sua presença no cenário cultural carioca. No ano seguinte, fundou a The Jazz, uma das escolas mais tradicionais da cidade, localizada no Jardim Botânico.
A escola de danças fundada por Carlota, no Rio de Janeiro, deixou sua homenagem através das redes sociais.
Carlota começou a estudar balé clássico aos oito anos. Ela foi a coreógrafa responsável pela abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, um evento de grande destaque que ampliou ainda mais sua influência na dança brasileira e foi jurada do quadro "Dança dos Famosos", na TV Globo.
Amigos e admiradores, como Carlinhos de Jesus, prestaram homenagens emocionadas à coreógrafa nas redes sociais, ressaltando sua importância e legado.
"LUTO NA DANÇA!!! Meu coração está triste pois partiu Carlota Portella, uma das maiores representatividades da Dança no Brasil! Vai com Deus minha amiga, Papai do Céu te receba com muita luz enquanto aqui todos nós dançaremos sempre em tua homenagem e respeito!", escreveu Carlinhos.
Fátima Bernardes também deixou seu lamento pelo falecimento da coreógrafa, mencionando a importância de Carlota em seu retorno à dança. "Por acreditar na dança que ela pregava, que quem dança é mais feliz, voltei para as aulas de dança em 2013" relatou a apresentadora em seu Instagram.