Sucesso nas redes sociais, com mais de 27,5 milhões de inscritos no YouTube (um dos maiores canais do Brasil), 11,4 milhões de seguidores no TikTok e 4,6 milhões no Instagram, o youtuber e influenciador Enaldinho apresenta uma história de aventura para a criançada no espetáculo Enaldinho em: O Mistério do Circo. Uma das primeiras cidades a receber a turnê do criador de conteúdo, eleito o nº 1 no Maiores Criadores do YouTube Brasil em 2022, ranking divulgado pela plataforma, será Porto Alegre. O Mistério do Circo terá uma sessão única nesta segunda-feira (1º), às 17h, no Auditório Araújo Vianna. Os ingressos estão à venda no site, a partir de R$ 70 (meia-entrada).
No show, Enaldinho resolve ir com os amigos a um espetáculo no circo, mas algo totalmente inesperado e assustador acontece: sua amiga é raptada. Isso o colocará, junto aos amigos, em uma aventura para resgatá-la.
— É muito especial. A criança vai se divertir, os pais também conseguem assistir. O show tem várias mensagens bacanas para as crianças e para toda a família. É um projeto muito legal que estou muito feliz de estar levando para o Brasil todo — destaca Enaldo Lopes de Oliveira Filho, conhecido como Enaldinho, 25 anos.
A turnê é a terceira do youtuber. A segunda teve início em 2019, mas foi interrompida pela pandemia. Contudo, a ideia de realizar uma grande tour continuou enraizada na cabeça do mineiro, já que, na primeira, seu canal tinha "apenas" 2 milhões de inscritos.
Assim, a vontade de encontrar seu público novamente o impeliu a desenvolver um novo projeto, no qual pudesse contar uma história, ao invés de fazer apenas um game show, em que interage com a plateia. Desta maneira, Enaldinho decidiu que queria fazer um "vídeo ao vivo" e iniciou os preparativos para o espetáculo — cuja logística, por se tratar de um show, é muito diferente da de um vídeo.
— É um projeto ao vivo, uma história, é muito diferente das câmeras, daquilo que estou acostumado. Não sou ator, por mais que tenha filme no cinema, então foi um grande desafio — conta o criador de conteúdo.
Assim nasceu a apresentação, que se passa no circo, um universo lúdico que o youtuber aprecia — ele, inclusive, transformou o personagem do palhaço, que já havia aparecido em seus vídeos.
Agora, a turnê, que já teve duas sessões, começa a rodar pelos Estados brasileiros. Essa será a primeira vez que o influenciador fará um show em Porto Alegre.
— É uma experiência diferente, tinha tempo que não sentia esse frio na barriga que estou sentindo agora de novo. Voltar a poder ter contato com o público depois de tanto tempo de pandemia está sendo incrível. A gente não tem noção do número, vejo 27 milhões de inscritos, mas atrás de um computador é um número, quando você coloca 2 mil pessoas em um teatro, vê que é muita gente — afirma.
Fenômeno nas redes sociais
Enaldinho é conhecido pela produção de conteúdos variados, com desafios, experimentos, brincadeiras e vlogs, mas ganhou destaque com vídeos para o público infantil. Já lançou três livros, filme, brinquedos, jogos, álbum de figurinhas, entre outros produtos. Nas redes sociais, compartilha sua vida e engaja seu público em decisões cotidianas.
Além disso, Enaldinho já foi indicado e ganhou alguns prêmios: em 2020, venceu na categoria Canal do YouTube do Meus Prêmios Nick, da Nickelodeon. Já no ano de 2019, foi indicado ao Streamy Awards, um dos maiores prêmios de vídeo online, na categoria Melhor YouTuber da América Latina.
O jovem mineiro começou a publicar vídeos casualmente no YouTube em 2012, sem pretensão de se tornar youtuber — uma profissão que nem sabia que existia. Suas primeiras publicações eram gravações de jogos online. Certa vez, participou de um campeonato em um evento e percebeu que vários criadores de conteúdo da plataforma estavam sendo reconhecidos e abordados para fotografias. Enaldinho ficou fascinado pela situação e procurou saber mais sobre o que eles faziam. Foi quando viu que os youtubers jogavam os mesmos jogos que ele, mas faziam um sucesso estrondoso.
— E eu falei: "que loucura, pô, quero isso também", e passei a olhar o YouTube e a internet de uma forma diferente. A partir daí, comecei a gravar meus vídeos não apenas focando em mim, mas no espectador — relembra.
Aos poucos, seu canal foi deixando de ser sobre gameplays, e ele passou a se inserir nos vídeos, que começaram a ter uma boa performance. O youtuber ressalta que não há um segredo, mas enfatiza que é necessário persistir:
— Antes feito do que perfeito. Muita gente fica com medo de começar, não só na internet, mas em qualquer outra área da vida, e coloca um milhão de desculpas. "Ah, não tenho dinheiro", "não tenho tempo", "não ficou bom o suficiente".
O criador de conteúdo começou a gravar seus vídeos sem câmera nem luz, em um apartamento pequeno de dois quartos onde moravam seis pessoas. Ele costumava empilhar cadernos para apoiar um celular — ruim, como detalha — a uma altura mais adequada. Enaldinho recorda ainda que só podia gravar às 15h, horário em que o sol passava pela janela, para conseguir uma luz boa.
— E assim comecei, fui tentando, persistindo. Com o tempo, os vídeos foram melhorando, fui crescendo — orgulha-se.
Mesmo tendo conquistado uma legião de fãs, revela que ainda não está satisfeito — "a gente nunca está", explica, pois sempre quer chegar a lugares diferentes do atual.
— Não posso reclamar, meu canal, em 2022, foi eleito o Maior Criador do Brasil pelo ranking divulgado pelo próprio YouTube, bombou muito — salienta o jovem influenciador. — As coisas estão dando certo, mas sinto que tem mais coisas legais que ainda dá para fazer, objetivos que quero alcançar.
Enaldinho deseja agora internacionalizar seu conteúdo e realizar apresentações em outros países, como Portugal.
— Sinto que estou no meu melhor momento, mas consigo chegar em um momento melhor do que o de hoje — finaliza.