Clássico da Broadway, O Fantasma da Ópera terá sua última apresentação no dia 18 de fevereiro de 2023. A decisão de encerrar o espetáculo, que em janeiro completará 35 anos, foi tomada em razão da baixa procura do público. O anúncio foi feito na última sexta-feira (16).
Após a reabertura dos teatros de Nova York, que fecharam durante a pandemia, O Fantasma da Ópera teve uma queda brusca na venda de ingressos. Segundo o jornal New York Post, o show tem perdido um milhão de dólares por mês. Os gastos, que não têm sido compensados pelas vendas, tornaram insustentável manter o musical, que é o mais longevo da Broadway.
A decisão foi repercutida nas redes sociais, onde os internautas destacaram a importância e o significado da obra para o público e para os próprios artistas. Um dos recentes marcos da produção foi a escalação de Emilie Kouatchou para um dos papéis principais do musical. Ela se tornou a primeira atriz negra norte-americana a interpretar a protagonista Christine.
Baseado no romance de Gaston Leroux, O Fantasma da Ópera já contou, em seu elenco, com nomes que se tornaram lendas da Broadway, como Michael Crawford, primeiro ator a representar o Fantasma, Sarah Brightman e Judy Kaye.
A trama, ambientada no século 19, narra a relação de Christine Daae com seu misterioso treinador de canto. Porém, o Fantasma, que até então ajudava a jovem a melhorar suas habilidades vocais, passa a ter comportamentos sombrios com a protagonista quando ela se apaixona por Raoul.