Um olhar para as fronteiras culturais é o fio condutor de miralejos, performance artística que integra a programação do projeto Cenas Mínimas, do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333, campus central), em Porto Alegre. As sessões serão nesta segunda (15) e terça (16), sempre às 19h, na Sala Pitangueira do espaço cultural. As sessões têm entrada gratuita, mas contribuições podem ser feitas diretamente para os artistas. Após a apresentação desta terça, haverá uma conversa sobre a canção em cena com a professora, etnomusicóloga e violonista Luciana Prass.
No espetáculo, criado por estudantes do Instituto de Artes (IA) da universidade, a artista visual zarra (seu nome é escrito com minúscula) e os músicos Bernardo Zubaran (harmônica) e Rafael Petrucci (violão e voz) levam ao público um repertório de composições autorais que partem de reflexões sobre o hibridismo cultural presente no sul do Brasil — região que naturalmente se identifica com o país em que está inserida mas também sofre influências das nações vizinhas.
O título da performance foi retirado de um dos poemas de Marília Kosby que foram musicados por Petrucci, transitando entre o português e o espanhol. As referências para as composições incluem música popular gaúcha (MPG), tango, chacarera e jazz.
Prêmio
Inédito, miralejos resulta de um trabalho apresentado pelos estudantes na mostra discente do festival online Uni 40: Música da Presença, que celebrou, em 2021, os 40 anos do projeto Unimúsica. Após a participação na mostra, os criadores foram sorteados em concurso e receberam um financiamento para idealizar um espetáculo para o Cenas Mínimas.