Duas adaptações de clássicos dos contos de fadas irão ocupar os palcos de Porto Alegre neste fim de semana, montados por diferentes equipes: o balé A Bela Adormecida e A Bela e a Fera, o Espetáculo Musical.
O espetáculo de dança é uma produção do Ballet Vera Bublitz, com sessões no sábado (4), às 15h e às 19h, e na terça-feira (7), às 16h e às 19h30min, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº). Os ingressos custam R$ 100 e podem ser adquiridos antecipadamente nas sedes da escola ou, nos dias de sessões, no teatro.
Considerada uma das grandes obras do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1983) — responsável também por O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes —, A Bela Adormecida é composto por um prólogo e três atos, tendo estreado em São Petersburgo no dia 5 de janeiro de 1890. Com coreografia de Marius Petipa, o espetáculo tem trama baseada no conto do escritor francês Charles Perrault sobre uma princesa enfeitiçada para dormir até receber o beijo do seu verdadeiro amor.
— Conforme estudos da psicologia, e especialmente para crianças e jovens, o conto de fadas tem um significado muito importante para a vida. Ele é recheado de personagens que estão expressando a questão ética de comportamento. E A Bela Adormecida tem muita beleza, muita doçura e muita crueldade também — afirma a professora Vera Bublitz, fundadora da escola.
São pouco mais de cem bailarinos em cena, em um espetáculo adaptado para incluir a dança de algumas crianças no último ato. Ao todo, seis fadas apresentam solos, e a própria princesa Aurora é interpretada por três artistas diferentes — um desafio considerado "imenso" por Vera, até porque cada uma das apresentações individuais tem calibre para figurar em festivais.
— Estávamos ensaiando e uma das primeiras bailarinas executou sua parte tão bem que houve colegas que choraram, gritaram. É muito gostoso tudo isso — acrescenta Vera.
Atualizações
Já A Bela e a Fera, o Espetáculo Musical, criação assinada pela BRZ Produções, fará do Teatro do Bourbon Country seu palco no sábado, às 15h e às 18h, trazendo uma versão própria do conto sobre o amor de uma jovem por um príncipe transformado em fera. Os ingressos, a partir de R$ 110, estão à venda em uhuu.com (sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto).
Escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot em 1740, o texto ganhou diversas adaptações, sendo a animação da Disney de 1991 uma das mais conhecidas. No musical, foram feitas algumas alterações, mas não devem diminuir a familiaridade do público com a história, diz o diretor-geral Bruno Rizzo:
— Tem coisas no texto que foram atualizadas para não deixar o musical quadrado. Trazemos piadas, situações com as quais o público vai se identificar muito.
Cantada e tocada ao vivo por orquestra regida pelo maestro Eduardo Pereira, a produção terá bailarinos no palco, com mais de 80 trocas de figurino. Não é a primeira vez que a equipe vai realizar uma apresentação presencial desde o início da pandemia. Contudo, é a primeira vez, desde a apresentação no Teatro do Sesi em 2018, que o musical retorna à Capital — e promete, assim como naquela ocasião, diversão para toda a família.