O comediante Maurício Meirelles apresentará em Porto Alegre, nesta sexta-feira (28), o show A TERRA não PAROU. A atração, que integra a programação do Drive-In Air Festival, será realizada a partir das 21h30min, no Estacionamento 4 do aeroporto Salgado Filho.
Ao longo de sua trajetória, Meirelles integrou programas como Legendários, CQC, Pânico na Band e Vídeo Show. Ele já viajou pelo Brasil e outros países com três espetáculos solos de stand-up — o último, Levando o Caos, foi gravado pela Netflix e está disponível na plataforma.
No YouTube, acumula mais 3,8 milhões de inscritos e 600 milhões de visualizações. Durante a quarentena, ele iniciou o projeto Stand-Up em Casa, que pode ser acompanhado na plataforma de vídeos. Foi nesse período que também criou, assinou a redação e participou do programa Anitta Dentro da Casinha, pelo Multishow.
Outro fruto de sua quarentena é o show de drive-in A TERRA não PAROU, que gira em torno de temáticas da pandemia de covid-19. Na apresentação, Meirelles aborda o teletrabalho, tarefas domésticas, escola online, filhos e academia em casa, entre outros assuntos.
Em conversa com GaúchaZH, o comediante contou que tenta apresentar soluções leves, criativas e bem humoradas para superarmos alguns desses problemas:
— Ninguém imaginava ter que lavar tanta louça, né? A gente não sabia nem que tinha tanta louça em casa, muito menos que elas se sujam tão rapidamente (risos). Tem pai que tá se matando pra procurar no Google o que é um “ditongo” ou um “hiato” porque precisa ajudar o filho na aula online e não sabe como. Então, esse show foi a forma que encontrei para trazer um pouco de alegria depois de momentos tão difíceis.
No formato drive-in, o comediante também pode interagir com o publico através do aplicativo de videochamada Zoom:
— Pela primeira vez, as pessoas terão a oportunidade de entrar em uma videoconferência comigo, durante o show, de dentro de seus carros. Enfim, estamos modernos, né?
Segundo Meirelles, o formato drive-in traz um dos maiores desafios para qualquer comediante: fazer um show sem ouvir as risadas do público de perto.
— Temos vários momentos de interação com o público. Seja pelo Whatsapp, pelo Zoom, pela música, com buzinas, faróis, vídeos, áudios... Por isso, o objetivo principal é juntar as pessoas na época que elas mais estão separadas. E lógico, dar a oportunidade para todo mundo sair um pouco de casa, afinal, ninguém aguenta mais ficar em casa vendo novela repetida (risos) — brinca o comediante.
Meirelles viu alguns de seus projetos serem suspensos na pandemia: além de shows de stand-up, grande parte de seus quadros no Youtube vinham de gravações de apresentações pelo Brasil. O período de distanciamento tem sido de replanejamento para Meirelles. Ele conta que aproveitou esse tempo para repensar muitos formatos, tanto de conteúdo, quanto de comunicação:
— O tempo todo o mundo pede pra você se reinventar e criar algo que saia do convencional ou do clássico. A gente não pode parar, o mundo continua mudando a cada dia. Essa para mim foi a grande lição: me reinventar a cada momento.
Ao avaliar o papel que o humor cumpre em um período de incertezas e tensões em diferentes âmbitos (como na saúde e na política), Meirelles pontua que o politicamente correto só o fortalece. Segundo o comediante, as pessoas vão em busca de seu ofício para ver algo diferente:
— Não acredito que a sociedade esteja politicamente correta, acredito que parte da sociedade esteja contaminada por ideologias tanto de esquerda quanto de direita, mas a maior parte da sociedade é mais sensata com os temas. Para a comédia, eu posso dizer que os temas só crescem (risos). O que precisamos fazer é se adaptar aos formatos para a comunicação chegar nas pessoas. Todo mundo quer rir, não necessariamente dos mesmos temas. Sai na frente quem entender isso e for autêntico com a sua verdade.
Maurício Meirelles no Drive-In Air Festival
- Onde: Aeroporto de Porto Alegre (Av. Severo Dullius, 800 - Estacionamento 4)
- Horários: abertura dos portões às 21h, e show às 21h30min.
- Ingressos: de R$ 45 a R$ 170, pelo site Sympla.
- Duração: 80 minutos.
Informações sobre Drive-in Air Festival
- A organização do evento informa que todos os protocolos de segurança, saúde e higiene serão seguidos;
- Bebidas e alimentos serão comercializados no local. Os pedidos serão feitos via QR Code instalados nos carros;
- Só será permitido o acesso com carros de passeio fechados. Não será possível o acesso com motos, carros conversíveis, vans, micro ônibus, entre outros similares;
- Assim como as solicitações de alimentos e bebidas, as saídas para ir ao banheiro deverão ser feitas também pelo QR Code instalado no carro.
Dicas de higienização*
- Não saia do carro. Dentro dele, não é preciso utilizar máscara, desde que os outros bancos sejam ocupados por pessoas do convívio no isolamento.
- Ao tocar em qualquer superfície externa, fazer a higienização com álcool gel.
- Evitar aglomeração na hora de ir ao banheiro.
- Após utilizar o vaso sanitário, lavar bem as mãos.
- Não levar as mãos aos olhos e à boca.
* Indicações de André Luiz Machado, infectologista do Hospital Conceição.