Quem tem filho pequeno em casa já não consegue dizer "bom dia" sem emendar "o sol já nasceu lá na fazendinha"... É assim que começa o maior hit do Mundo Bita, desenho animado musical que, com 75 vídeos no YouTube, superou a marca de 4 bilhões de visualizações. O fenômeno infantil deu origem a um império de 300 produtos licenciados consumidos avidamente pela criançada, entre eles um espetáculo teatral que chega ao Estado neste final de semana. Dentro do Mundo Lá Fora tem sessões no sábado, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, e no domingo, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
Criado pelos músicos pernambucanos Chaps Melo e João Henrique Souza, o Mundo Bita está em sua quinta temporada e é sucesso também em plataformas como Discovery Kids, PlayKids, Netflix e Spotify. No ano passado, a animação foi indicada ao Grammy Latino. Alguns gigantes da música brasileira embarcaram na febre: Ivete Sangalo, Milton Nascimento, Vanessa da Mata e Lulu Santos estão entre os artistas que gravaram canções junto com Chaps e foram transformados em personagens animados. Em 2018, a atração deu início a uma internacionalização com a criação de perfis para os públicos espanhol e português. No futuro, projeta a veiculação de conteúdo em inglês e para a língua de sinais.
Tudo começou de maneira singela, em 2010. Chaps, que também é designer, criou Bita para decorar o quarto da sua filha então prestes a nascer. Inspirado pelo universo do circo, desenhou um mestre do picadeiro à moda antiga, com cartola e fraque.
– O Bita saiu da parede do quarto da Bebel e virou um app para tablet e smartphone. Passou por uma sequência de alegrias e tristezas porque os apps de graça o povo baixava, mas os pagos a gente não conseguia vender. Depois de uns três anos, quando a gente estava lançando o terceiro DVD, percebemos que estava começando a agradar muitas pessoas. Foi quando começamos a vislumbrar parcerias e licenciamentos – conta.
Além de compor as canções, Chaps é a voz de Bita e é às vezes confundido com ele.
– Eu digo que o Bita sou eu sem defeitos... Não tenho semelhança física com ele, muitas pessoas ficam até decepcionadas com esse fato. O curioso é que a mãe ou o pai sempre me apresenta como o Bita para a criança, que geralmente não concorda. Diz algo como "esse aí não é o Bita não!". Aí tem que explicar que sou o papai do Bita.
O show
O espetáculo leva ao palco os personagens da animação: Dan, Lila, Tito e Bita – mas não na pele de Chaps. No palco, quem assume o protagonismo é a cantora Flora. Chaps explica que, embora assine toda a dramaturgia junto com Souza, não consegue participar dos shows:
– Quase 100% do meu tempo é para criação e desenvolvimento do conteúdo: componho as músicas, canto as canções e participo do desenvolvimento das animações. E a gente roda muito com os shows porque as famílias têm muita vontade de ficar próximas dos personagens, vê-los se materializando.
Nesta temporada, a mensagem principal é sobre a importância das brincadeiras de rua. Entram no repertório 19 canções de todos os álbuns do Mundo Bita, incluindo participações de personagens como a Baratinha, na música Insetos, a Vaquinha, em Fazendinha, e o Palhaço, na canção Palhaçada.
Show do Bita - Dentro do Mundo Lá Fora
- Sábado, às 16h, no Teatro Feevale (ERS-239, 2755), em Novo Hamburgo.
- Domingo, às 14h30min e às 17h30min, no Teatro do Bourbon Country (Avenida Tulio de Rose, 80), em Porto Alegre.
- Classificação: livre.
- Duração: 70 minutos.
- Ingressos para os dois espetáculos custam de R$ 60 a R$ 120 (valores inteiros) e estão à venda na bilheteria do Teatro do Bourbon Country (sábado, das 13h às 21h, e domingo, das 14h às 20h), na bilheteria do Teatro Feevale (no sábado, das 9h às 13h) e em uhuu.com. Sócios do Clube do Assinante têm 10% de desconto nos shows em Porto Alegre.