Localizada no pé da bota a que se costuma associar o mapa da Itália, a Calábria é uma região de geografia montanhosa e rica história de onde vieram parte do imigrantes italianos que colonizaram o Rio Grande do Sul, criando uma relação de respeito mútuo — um decreto municipal de 1982 declarou Morano Calabro uma cidade irmã de Porto Alegre. O intercâmbio entre as duas culturas será celebrado a partir desta quinta (15) no Festival Calabrês, que realiza na Capital uma diversificada programação até o dia 25 de agosto.
Uma delegação de 30 a 40 calabreses vai desembarcar em Porto Alegre para a ocasião – entre eles, 20 atores e técnicos da peça Sogno di una Notte di Mezza Sbornia, de Eduardo De Filippo, que será montada pela companhia L'Allegra Ribalta no dia 24, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A apresentação será em italiano, mas o público receberá um programa explicativo.
— É uma comédia clássica napolitana do início do século 20. Nápoles sempre foi um centro de cultura muito forte na Itália — explica José Antônio Celia, presidente do Centro Calabrese do RS, entidade que realiza o festival.
O evento começa nesta quinta-feira (15), às 19h, com um painel sobre as relações entre a Calábria e Porto Alegre na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e conta ainda com uma exposição de Maria Di Gesu e outros artistas, também na Câmara.
A programação completa do evento pode ser acessada em bit.ly/fcalabres. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3220-4214 e pelo e-mail festivalcalabres@gmail.com.