Vai ter muita dança, luzes, acrobacias aéreas, música eletrônica e piscina flutuante a partir desta quarta-feira (13) até o dia 24 de fevereiro na Capital. Pela terceira vez no Estado, a companhia argentina Fuerza Bruta volta a Porto Alegre para apresentar o espetáculo Look Up em uma arena especial montada na área externa do Bourbon Shopping Wallig.
O Fuerza Bruta foi sucesso de público no Porto Alegre Em Cena, em 2012, e se apresentou na praia de Atlântida, em 2016. Com realização da produtora Rompecabezas, a companhia traz desta vez um espetáculo inspirado em festivais de rua, como o Carnaval. Look Up contém efeitos visuais hipnóticos e interativos, com um palco montado em 360º e o público a poucos metros da cena. Acima da plateia, estará instalada uma piscina transparente. Na água e no ar, acrobatas realizarão seus movimentos. Com a intenção de aumentar a conexão entre o espectador e o espetáculo, além da proposta de provocar uma reação sensorial, o Fuerza Bruta dispensa os diálogos.
– Fuerza Bruta propõe uma experiência 360º. O público interage com o espaço cênico, onde acontece a ação. O espectador vive algo único porque é um show que atinge diretamente suas emoções. A obra transforma o humor das pessoas, é uma ascensão de energia – descreve Sebastian Gutierrez, diretor de palco da companhia.
Conforme o diretor teatral Diqui James, um dos fundadores da companhia, relatou ao site colombiano da Noisey, o Fuerza Bruta propõe um conceito diferente de teatro:
– Quando algumas pessoas escutam a palavra "teatro", pensam que vão se sentar em uma poltrona e ver um cenário com gente falando. Nós, ao contrário, falamos através do espetáculo, da festa e da celebração. O que fazemos está inspirado no Carnaval, nas festas populares, no teatro de rua, procurando uma linguagem que todo mundo entenda, sem ser nada elitista em que você tenha que ter lido Shakespeare para entender o que estamos fazendo.
Segundo Gutierrez, a preparação física dos artistas do Fuerza Bruta é muito rigorosa e exigente.
– Os atores são altamente treinados e realizam uma atividade de muito risco. Por isso a equipe técnica é muito importante em nossa obra, que nos brinda com toda segurança para o público – garante.
Proveniente da companhia teatral De La Guarda, o Fuerza Bruta começou em 2003 na Argentina, quando Diqui James e Gaby Kerpel, compositor musical do grupo, se uniram. Outros dois ex-integrantes do De La Guarda viriam a se juntar ao Fuerza Bruta: Alejandro Garcia, na direção técnica, e Fábio D'Aquila, como coordenador geral.
De lá para cá, a companhia acumula mais de 6 milhões de espectadores em mais de 34 países e 58 cidades. Também virou referência pop. Em 2012, o espetáculo serviu de base para o clipe de Scream, do cantor Usher, que acumula no YouTube mais de 55 milhões de visualizações. O grupo participa ainda de uma cena climática no longa-metragem argentino Tese sobre um Homicídio (2013), dirigido por Hernán Goldfrid e estrelado por Ricardo Darín.
De acordo com Gutierrez, o Fuerza Bruta foi adotado pelo público brasileiro de maneira natural:
– A música e a festa que propõe o Fuerza Bruta coincide com as idiossincrasias do espectador do Brasil. Nos sentimos bastante cômodos cada vez que visitamos o país. Porto Alegre vai ser uma festa!
FUERZA BRUTA - LOOK UP
- De quarta (13) a 24 de fevereiro, na área externa do Bourbon Shopping Wallig (Av. Grécia, 1.500)
- Classificação: livre (menores de 12 anos somente acompanhados de pais ou responsáveis)
- Duração: 60 minutos
- Ingressos: R$ 75 (inteira, com doação de 1kg de alimento não-perecível ou 1 litro de leite) e R$ 180 (inteira). Descontos de 50% para sócios do Clube do Assinante ZH (limite de 500 ingressos).
- Pontos de venda: bilheteria do Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80, 2º andar, de segunda a sexta, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h), bilheteria do Bourbon Wallig (somente nos dias das apresentações, das 15h às 22h) e pelo site uhuu.com.br.
HORÁRIOS DAS SESSÕES
- Quarta-feira (13), às 21h (ingressos esgotados)
- Quinta-feira (14), às 19h (ingressos esgotados) e às 21h
- 15 de fevereiro, sexta-feira, às 19h (ingressos esgotados) e às 21h
- 16 de fevereiro, sábado, às 19h e às 21h
- 17 de fevereiro, domingo, às 18h e às 20h
- 19 de fevereiro, terça-feira, às 21h (ingressos esgotados)
- 20 de fevereiro, quarta-feira, às 19h e às 21h
- 21 de fevereiro, quinta-feira, às 19h e às 21h
- 22 de fevereiro, sexta-feira, às 19h e às 21h
- 23 de fevereiro, sábado, às 19h e às 21h
- 24 de fevereiro, domingo, às 18h