A tecnologia dos estúdios audiovisuais tem permitido que gigantes do cinema como a Disney confiram efeitos reais a histórias fabulosas que cativaram as crianças no século 20.
Boa parte dos filmes live-action que atraíram milhares de pessoas às salas de cinema nos últimos anos são regravações ou continuações de enredos clássicos, como Mogli - O Menino Lobo (2016), Cinderela (2015), Malévola (2014) e Alice no País das Maravilhas (2010).
Com o sucesso de bilheteria, novos filmes com atores reais estão com lançamentos confirmados entre 2019 e 2020. Veja detalhes sobre as histórias e datas de estreia.
Dumbo
O remake deste clássico da Disney promete ser sensação. Além de ser dirigido por Tim Burton, realizador experimentado em filmes com roteiros fantásticos e adaptações de sucesso como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas, o longa tem um elenco de peso: Colin Farrell, Danny Devito, Michael Keaton e uma participação de Eva Green. O animal, um elefante que nasce com orelhas gigantes, é feito por computação gráfica. Leia mais sobre a história aqui.
Previsão de estreia: 28 de março
Aladdin
O filme dirigido por Guy Ritchie tem nos papeis principais Mena Massoudl como Aladdin, Naomi Scott como Jasmim e Will Smith como o Gênio da Lâmpada. O longa contará com, pelo menos, duas novas canções, além das tradicionais da animação, sendo uma delas sobre empoderamento feminino. Leia mais sobre o filme aqui.
Previsão de estreia: 23 de maio
O Rei Leão
O remake de Rei Leão é um dos mais esperados do ano, com lançamento após 25 anos da animação clássica. Dirigido por Jon Favreau, responsável pelo live-action de Mogli - O Menino Lobo, a adaptação não contará com algumas das músicas, sendo elas, Se Preparem e Relatório Matinal; as que permanecem são Nesta Noite o Amor Chegou, Hakuna Matata, O Que Eu Quero Mais é Ser Rei e O Círculo Sem Fim. As mudanças podem indicar que algumas das cenas da animação não serão contempladas no filme. Em entrevista ao The Sun, Elton Jonh, responsável pelas composições, disse que o filme terá novas músicas e que pretende produzir uma para a Nala, namorada de Simba, que será dublada por Beyoncé.
Além da cantora, outras vozes confirmadas são Donald Glover (Simba), Chiwetel Ejiofor (Scar), James Earl Jones (novamente como Mufasa). O filme levantou dúvidas sobre ser live-action, uma vez que os animais são construídos a partir de computação gráfica. No entanto, o cineasta Eduardo Calvet lembra, em entrevista ao jornal O Globo, que a performance dos atores para as expressões dos animais é imprescindível e chama atenção para a presença de cenários reais.
Previsão de estreia: 18 de julho
Turma da Mônica - Laços
Na lista das produções live-action, o longa brasileiro é o único com roteiro original, ou seja, uma história nunca filmada antes — mas foi inspirado na HQ de mesmo nome. A trama parte do desaparecimento do cachorro Floquinho, cão de Cebolinha, o que faz com que a turminha do bairro do Limoeira reúna forças para encontrar o animal. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão são interpretados por atores entre nove e 11 anos. O astro Rodrigo Santoro faz uma participação especial como o personagem Louco.
Previsão de estreia: 27 de junho
Mulan
Com direção de Niki Caro, a atriz e cantora chinesa Liu Yifei está confirmada para o papel da protagonista e o longa tem como diferencial um elenco predominantemente asiático. Apesar de carregar o mesmo nome da animação de 1998, o live action será bem diferente, já confirmado sem Mushu (o dragão companheiro de Mulan) e com as músicas famosas do desenho sendo introduzidas de uma forma diferente e não no formato de musical. O filme, baseado em uma antiga lenda chinesa, trará mais elementos da cultura e da lenda do que da tradicional animação.
Previsão de estreia: março de 2020
A Pequena Sereia
Ainda sem muitas informações, o remake de A Pequena Sereia, animação da Disney de 1989, está previsto para ser lançado em 2020. O romance será dirigido por Rob Marshall, de O Retorno de Mary Poppins (2018), e roteirizado por Jane Goldman, de Kingsman: O Círculo Dourado (2017). A sinopse ainda não foi divulgada, mas provavelmente a releitura sofrerá mudanças. Algumas atrizes já foram cotadas: vilã Úrsula seria interpreta por Lady Gaga e a protagonista Ariel por Zendaya, de O Rei do Show (2017).