Os clássicos nunca serão esquecidos. Se depender da criatividade de Hollywood, então, esta premissa está mais do que garantida. Nesta semana, os cinemas brasileiros recebem a estreia de O Retorno de Mary Poppins, que dá continuidade ao clássico produzido pela Disney na década de 1960.
Pensando nisto, GaúchaZH apresenta uma lista de filmes que ganharam releituras ou continuações nas telonas nos últimos 10 anos, mesmo com a consagração de suas histórias originais.
Veja a lista:
A Fantástica Fábrica de Chocolate
Baseado no livro de Roald Dahl, o filme segue os passos de Charlie Bucket, um menino pobre que ganha a chance de conhecer a misteriosa fábrica de chocolates da sua cidade. A versão original, de 1971, com direção de Mel Stuart, apresenta Gene Wilder como um Willy Wonka irônico e divertido, e que ocasionalmente deixava entrever uma personalidade sinistra. Já em 2005, a versão de Tim Burton faz do lado perturbador do dono da fábrica o foco da interpretação de Johnny Depp. Com os Oompa-Loompas e o inesquecível cartão dourado, a história é um clássico infantil.
Branca de Neve
Transcrita pelos Irmãos Grimm, ainda no século 19, em seu livro Contos de Fada para Crianças e Adultos, a versão mais conhecida da fábula é a do primeiro filme de Walt Disney, lançado em 1937. Desde então, já foram realizadas inúmeras versões da história de uma jovem que é envenenada pela própria madrasta, que sente inveja de sua beleza. Apenas em 2012, os cinemas receberam Branca de Neve e o Caçador, com Kristen Stewart e Chris Hemsworth, e Espelho, Espelho Meu, com Julia Roberts e Lily Collins.
Alice no País da Maravilhas
Os clássicos da Disney estão entre os campeões de remakes. A história de Alice, criada em 1865 pelo escritor britânico Lewis Carroll (1832-1898), foi adaptada pela primeira vez pela companhia americana na animação de 1951. Em 2010, entretanto, Tim Burton decidiu revisitar o conto com uma versão live action, com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway no elenco. O longa teve uma continuação, Alice Através do Espelho, em 2016.
Malévola
Estrelado por Angelina Jolie, o longa-metragem reconta o clássico A Bela Adormecida, de 1959, sob o olhar de Malévola, a vilã da história no filme animado. Nesta nova apresentação do filme, a personagem é uma jovem feiticeira e protetora do reino dos Moors. Após se apaixonar e ser abandonada pelo rei humano Stefan (Sharlto Copley), a menina se torna uma pessoa vingativa e lança uma maldição à filha recém-nascida de Stefan, Aurora (Elle Fanning).
Mogli
Mogli adapta o romance O Livro da Selva, publicado por Rudyard Kipling em 1894. A primeira versão foi criada pela Disney em 1967, e o estúdio voltou à história em uma continuação realizada em 2003: O Menino Lobo 2. Nesta década, foram criadas duas versões em live-action: uma em 2016, concebida pelo diretor Jon Favreau (Homem de Ferro) e com nomes como Scarlett Johannson, Idris Elba, Bill Murray e Christopher Walken dublando os animais que Mogli encontra na selva. Em dezembro deste ano, estreou na Netflix uma segunda versão da história, sob a batuta do pioneiro da captura de movimento Andy Serkis, com a participação na dublagem de nomes como Cate Blanchett, Christian Bale, Benedict Cumberbatch e Naomi Harris.
Cinderela
Lançada em 1950, a primeira versão do conto infantil ganhou outras roupagens com o passar dos anos. No início dos anos 2000, duas continuações em desenho foram lançadas pela Disney. No mesmo período, Hilary Duff fez uma versão adolescente e "de carne e osso" do conto em A Nova Cinderela, com a participação do astro teen Chad Michael Murray. Em 2015, a Disney apostou em uma versão em live-action dirigida por Kenneth Brannagh (Thor), com Cate Blanchett e Helena Bonham Carter no elenco e a personagem-título vivda por Lily James.