Mesmo celebrando a popularização das drag queens no programa RuPaul's Drag Race, o ator Heinz Limaverde acredita que boa parte do público conhece apenas a "casca" dessas personagens: a maquiagem, o cabelo, o figurino, enfim, a montaria. Mas e a personalidade?
Inspirado em figuras que causaram no Brasil e no mundo desde os anos 1960, como Divine, Laura de Vison e Dandara Rangel, Heinz incorpora uma drag nada certinha no espetáculo Desmedida Naichty Club, que estreia nesta sexta (10) e segue em cartaz até dia 25 de agosto no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), em Porto Alegre (veja serviço abaixo). A atração integra o projeto Ponto de Teatro, que promove estreias de produções gaúchas no espaço cultural.
Para Heinz, drag queen significa liberdade. Assim como o palhaço, é uma personagem que tem a cara de pau de dizer o que precisa ser dito e ainda fazer o público rir. Para os espectadores, essa talvez seja a maneira mais agradável de ouvir verdades. Heiz nunca esqueceu a experiência de se montar pela primeira vez, em 1995, na peça Crazy Dolls, com direção de Zé Adão Barbosa. Fazia a discreta empregada Linda Evangelista, que passou a roubar a cena.
– Sempre tive muita vontade de me montar, mas não tinha tido essa oportunidade na adolescência. Assim como não posso fazer um palhaço que não esteja dentro de mim, não consigo criar outro tipo de drag. É orgânico para mim.
Produzida pela Cia. Rústica, Desmedida Naichty Club é uma nova parceria com a encenadora Patrícia Fagundes, que o havia dirigido no solo O Fantástico Circo-Teatro de Um Homem Só (2011), em que Heinz exibia sua versatilidade ao representar diferentes tipos. Mas o novo trabalho não é exatamente um solo: conta também com a presença cênico-musical de Kevin Brezolin, que acompanha o protagonista nos números musicais, alguns cantados e outros dublados.
O espetáculo é uma composição de divertidos esquetes sobre temas como homossexualidade, peso, raiva, tempo e amor. Em todos os momentos, há uma celebração da diferença, ou seja, do que é considerado fora do normal. "Desmedida" é uma palavra que guarda um significado específico no teatro grego: é o movimento do herói que precipita a tragédia. A diferença é que a desmedida da Cia. Rústica não vem acompanhada de punição. Pelo contrário: logo no início, Heinz garante que os pecados serão perdoados. Patrícia, a diretora, explica:
– Estamos em um tempo de restrição, ódio e retrocesso em muitas áreas. Por isso, tínhamos a vontade de mostrar outra possibilidade em relação à caretice reinante nesse tempo. Aqui, a desmedida é o excesso que nos permite transbordar e ser outras coisas, além do eu.
Patrícia considera este um "espetáculo-show". Ela lembra que desde Sonho de Uma Noite de Verão (2006) as peças da Cia. Rústica incorporam de alguma forma o espírito de cabaré:
– A prática da drag está dentro do que chamo de teatralidades marginais, que também incluem a arte do circo e do palhaço. Envolvem jogo com o público, improvisação, atenção ao que está ocorrendo. Essas teatralidades são alguns dos vetores mais pulsantes do que podem ser as artes cênicas na sociedade em que vivemos.
Escrita a quatro mãos por Patrícia e Heinz, Desmedida... tem algo de biográfico, mas não necessariamente da biografia do ator – as histórias contadas em cena são produtos de vivências e convivências. É quando está montado no palco que Heinz se sente mais à vontade para ser ele mesmo. Vinte e três anos separam sua estreia como drag e o novo espetáculo, o que permite, segundo ele, perceber um amadurecimento:
– O mais importante foi o repertório de texto, comportamento e timing que adquiri ao ver outras figuras conhecidas da noite. Mas a essência da minha personagem é a mesma, porque está dentro de mim o jeito de olhar, debochar, criticar. Hoje me sinto à vontade para ser esse bufão. Talvez antes eu tivesse mais medo.
DESMEDIDA NAICHTY CLUB
Estreia nesta sexta-feira (10). Às sextas, às 20h, e aos sábados, às 18h. Temporada até 25 de agosto.
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), fone (51) 3533-5700, em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 40. À venda no local e pelo site institutoling.org.br.