No ano em que completará 160 anos de história, o Theatro São Pedro pretende se manter como um dos palcos mais relevantes do país ao mesmo tempo em que intensifica a relação com a produção cultural gaúcha. A programação do primeiro semestre de 2018 contará com atrações como Master Class, em que Christiane Torloni vive a eterna diva da ópera Maria Callas; 5 X Comédia, nova versão do espetáculo de sucesso nos anos 1990 que retorna com direção de Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira; Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado; e A Visita da Velha Senhora, com Denise Fraga, que terá sua primeira sessão em Porto Alegre no dia do aniversário do teatro: 27 de junho. Daniel Drexler também estará na grade com o lançamento do disco UNO.
Haverá, ainda, um show reunindo pela primeira vez no palco os artistas da família Ramil. Antes de chegar a Porto Alegre, em março, a estreia será em Pelotas. A produtora Branca Ramil explica que o trabalho é uma ideia antiga:
– O máximo possível de integrantes da família Ramil estará lá.
A programação de 160 anos começará oficialmente em março, depois do recesso do teatro em fevereiro. Entre as atrações locais, estarão Guri de Uruguaiana 2 – A Missão, um show com Luiz Marenco e Thedy Corrêa, Papas da Língua e um encontro de Yamandu Costa com Renato Borghetti.
O novo projeto Teatro Hoje: Repertório apresentará espetáculos de quatro grupos teatrais gaúchos: Cia. Rústica, In.Co.Mo.De-Te, Stravaganza e Coletivo Errática.
Outra novidade será o projeto Mistura Fina, que apresenta shows no foyer do teatro para quem deseja fugir da hora do rush: quintas-feiras, às 18h30min. Estão confirmadas apresentações dos músicos Marcelo Delacroix, Dudu Sperb e Elisa Meneghetti e da banda Marmota.
Respondendo a uma demanda da classe artística local, o São Pedro tem se aberto cada vez mais à cena gaúcha. Em 2017, até novembro, 82% dos espetáculos apresentados haviam sido produzidos no Estado. Nesse período, foram 146 atrações locais, um incremento em relação a 2016 (131 atrações) e a 2015 (126 atrações). A média geral de público por espetáculo no teatro também tem crescido: foi de 338 espectadores em 2017 (até novembro), mais do que em 2016 (308 espectadores) e em 2015 (279). Como parte das comemorações de 160 anos, será lançado em maio um edital de uso do teatro para artistas locais. A previsão é ocupar um fim de semana por mês durante o segundo semestre.
– Estamos terminando os estudos para o edital, mas as ideias cogitadas são reservar um fim de semana para cada grupo, um fim de semana para dois grupos ou, ainda, um dia para cada grupo. A continuidade desse edital para depois de 2018 dependerá de seu sucesso – explica o diretor artístico do Theatro São Pedro, Dilmar Messias.
MARÇO
9 a 11
MASTER CLASS
Christiane Torloni vive a lendária soprano Maria Callas em espetáculo com direção de José Possi Neto.
22 a 25
FAMÍLIA RAMIL
Show reúne pela primeira vez no palco os músicos da família, entre eles a dupla Kleiton & Kledir e Vitor Ramil.
ABRIL
20 a 22
5 X COMÉDIA
Espetáculo de humor dirigido por Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira.
24 e 25
A CIDADE ENCONTRA O CAMPO
Show reúne Luiz Marenco e Thedy Corrêa.
28 e 29
CIA. RÚSTICA 14 ANOS
Um dos mais destacados grupos de teatro do Estado apresenta Fala do Silêncio e O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só.
MAIO
18 a 20
OS VILÕES DE SHAKESPEARE
Marcelo Serrado dá vida a personagens do grande dramaturgo inglês em monólogo de Steven Berkoff dirigido por Sergio Módena.
JUNHO
Dia 1º
DANIEL DREXLER
O músico uruguaio lança o disco UNO.
2 e 3
PAPAS DA LÍNGUA
A banda gaúcha retorna ao palco do São Pedro.
15 a 17
YAMANDU COSTA E RENATO BORGHETTI
Encontro entre o violonista e o gaiteiro.
27/6 a 1º/7
A VISITA DA VELHA SENHORA
Tragicomédia do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt com Denise Fraga. Direção de Luiz Villaça.