O Porto Verão Alegre garante uma programação repleta de atrações nos palcos da Capital até 8 de fevereiro, com espetáculos para os mais diferentes públicos. Veja o que estará em cartaz nesta terça-feira (23/1) e nos próximos dias no tradicional festival.
Palco Babylonia
Conhecido por sucessos de público da cena gaúcha, como a trilogia Homens de Perto e Inimigas Íntimas, o diretor Néstor Monasterio volta a atuar na comédia Palco Babylonia, produção estreada em setembro último. Além de dirigir o texto de Artur José Pinto, Monasterio divide o palco com Fernando Waschburger e Heloísa Palaoro em uma sátira da história da humanidade com esquetes sobre Sócrates, Noé e Pedro Álvares Cabral.
Desta terça-feira a quinta, às 21h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)
Apareceu a Margarida
Completando 10 anos em 2018, esta tragicomédia da Cia. Teatrofídico leva à cena uma extravagante professora que garante querer o bem dos alunos, mas leciona com métodos autoritários que são uma metáfora do poder. O primeiro texto do dramaturgo Roberto Athayde, de 1973, estreou em plena ditadura militar e ficou conhecido pela interpretação de Marília Pêra dirigida por Aderbal Freire-Filho. Nesta montagem gaúcha encenada por Eduardo Kraemer, a professora é vivida por Renato Del Campão, com participação de Jairo Klein. Dirigindo-se aos espectadores como se fossem os alunos, Campão cria uma personagem inesquecível.
Nesta terça-feira e quarta, às 20h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Os Homens do Triângulo Rosa
Para dar voz a uma história que merece ser mais conhecida, a Cia. Teatro ao Quadrado estreou, em 2014, esta peça sobre a perseguição aos homossexuais durante o nazismo, que eram marcados com um triângulo rosa na roupa – daí o título do espetáculo. Dirigida por Margarida Peixoto, a produção é inspirada na peça Bent, de Martin Sherman (adaptada para o cinema em 1997), e outras fontes. Com alta voltagem dramática, a trama mostra uma relação de amor nascida entre dois homens (vividos por Marcelo Ádams e Frederico Vasques) que sofrem preconceito de outros prisioneiros por sua orientação sexual. Tradução para Libras em todas as sessões.
Desta terça-feira a quinta, às 21h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307)
O Mal-Entendido
Recuperando uma peça de Albert Camus de 1944, O Mal-Entendido tornou-se um dos trabalhos mais premiados da cena local nos últimos anos. Em 2016, foi eleito o melhor espetáculo pelo júri oficial do Prêmio Braskem Em Cena, ocasião em que Fernanda Petit levou o troféu de melhor atriz. Um ano antes, a produção havia ganhado quatro prêmios Açorianos de teatro: melhor atriz (Gabriela Greco), atriz coadjuvante (Carla Cassapo), iluminação (Carlos Azevedo) e figurino (Antonio Rabadan). A história do homem que reencontra sua mãe e irmã depois de décadas distante, mas não é reconhecido por elas, é dirigida por Daniel Colin.
Desta terça-feira a quinta, às 21h, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307)
Closer – O Amor É Suficiente?
Catharina Conte encena esta montagem gaúcha da peça de Patrick Marber que ficou mundialmente conhecida em 2004 pela adaptação cinematográfica de Mike Nichols com Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law e Clive Owen. As histórias de amor e traição são apresentadas aqui em uma montagem intimista.
Nesta terça e quarta, às 20h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Los Meketrefes
Oscar Simch, Índio Behn e Wilson Rosa estrelam esta mistura de espetáculo musical, stand-up comedy e esquetes teatrais. Entre os temas abordados, estão o Centro Histórico da Capital, a televisão, o rádio, a cultura pop e outros temas. Para quem não dispensa uma gargalhada.
Desta terça-feira a quinta, às 21h, no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835, entrada pela Rua Duque de Caxias)
Rindo Afú
Festival que abre espaço para os talentos do humor no Rio Grande do Sul, Rindo Afú conta com uma escalação diferente a cada sessão. Nesta terça: Cris Pereira, Nando Viana, Matheus Breyer, Rafael Campos e Erick Clapton. Nesta quarta: Cris Pereira, Fabiano Cambota, Matheus Breyer, Rafael Campos e Erick Clapton.
Nesta terça e quarta, às 21h, no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5.311)