Um jovem aprendiz de feiticeiro em um castelo embarca em inúmeras aventuras. Poderia ser a sinopse da saga Harry Potter, mas coube ao programa Castelo Rá-Tim-Bum, que foi ao ar de 1994 a 1997 pela TV Cultura. Antes, portanto, de a escritora J.K.Rowling lançar, em 1997, o primeiro volume da bem-sucedida série de livros que virou fenômeno mundial também no cinema e no teatro.
Apresentando a uma nova geração Nino, um dos marcantes personagens do Castelo, o ator Cassio Scapin traz a Porto Alegre o espetáculo solo Admirável Nino Novo. As sessões serão nesta quinta, às 15h e às 18h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), com ingressos de R$ 70 a R$ 120 (há desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante). A produção, que estreou nacionalmente em São Paulo no último sábado, chega em um momento de redescoberta do Castelo Rá-Tim-Bum vinte anos depois de seu fim, tendo motivado também um espetáculo musical e uma exposição na capital paulista.
Com texto e direção de Maurício Guilherme, Admirável Nino Novo é o reencontro de Scapin com o menino de 300 anos que ainda hoje leva antigos espectadores a abordá-lo na rua, como conta o ator:
– O Castelo formou no mínimo umas quatro gerações. Sempre que encontro esses espectadores, eles lembram do Nino. Recentemente, tenho encontrado muitos barbados e mães que viram o programa.
Para atrair crianças acostumadas a uma nova relação com a imagem, a produção conta com projeções em vídeo. Cassio explica que a equipe do espetáculo se questionava sobre o poder de Nino sobre os pequenos de hoje, mas a dúvida se dissipou depois da estreia em São Paulo:
Eu digo que, quando Harry entrou na escola de feitiçaria, eu já estava saindo
Cassio Scapin
Ator comenta semelhança do personagem Nino com o protagonista da saga infanto-juvenil
– O personagem é muito bem estruturado, então as crianças gostam dele independentemente de o terem acompanhado na televisão. Crianças pequenas que não tinham a referência do programa grudaram no personagem.
Na trama da peça, Nino vai em busca de novas expedições. Respondendo a um chamado da Aventura, personagem com a voz gravada de Ney Matogrosso, Nino descobre o mundo. Scapin adianta que o espetáculo agrada também a adultos pela discussão sobre a passagem do tempo, uma forma de o próprio ator refletir sobre sua relação com o personagem.
Embarcando nas brincadeiras da internet sobre as semelhanças do Castelo Rá-Tim-Bum com o universo Harry Potter, Scapin se diverte:
– Eu digo que, quando o Harry entrou na escola de feitiçaria, eu já estava saindo (risos).