No roteiro da peça radiofônica As Trevas Risíveis, estreada em 2014 em Viena e no ano seguinte em Berlim, o dramaturgo alemão Wolfram Lotz anota que se baseou em Coração do Apocalipse, de um certo "Francis Ford Conrad". Com humor sutil, o premiado autor presta reverência a suas inspirações: a novela Coração das Trevas (1899), de Joseph Conrad, e o filme Apocalypse Now! (1979), de Francis Ford Coppola.
Espetáculo celebra 30 anos do disco Cabeça Dinossauro, dos Titãs
Amok Teatro traz a Porto Alegre duas visões sobre a África
Leia todas as notícias de Espetáculos
Se as obras anteriores traziam uma expedição pelo Congo e pelo Vietnã, respectivamente, a peça de Lotz transporta os acontecimentos para um ponto de tensão da atualidade: o Afeganistão. É nas florestas do país asiático acometido pelo fundamentalismo dos talibãs que dois oficiais do exército alemão se embrenham para tentar localizar o primeiro-tenente Karl Deutinger, que matou dois colegas. Uma vez encontrado, Deutinger deve ser alvo de um ataque aéreo. A peça começa com um prólogo no qual um pirata somali se defende, perante um tribunal de Hamburgo, da acusação de ter assaltado um navio de carga. Este plano dramatúrgico se cruza com a trama principal no decorrer dos acontecimentos.
Depois de merecer montagens em diferentes países, As Trevas Risíveis estreia no Brasil em duas versões de uma vez só, pelas mãos de diretores de diferentes gerações: As Trevas Ridículas, do Grupojogo, encenada por Alexandre Dill, tem sessões nesta terça (23) e quarta-feira (24); e Nas Sombras do Coração, da Cia. Face & Carretos, do experiente Camilo de Lélis, será apresentada nos dias 27 e 28 de maio. Ambas estarão no palco do Teatro do Instituto Goethe de Porto Alegre, instituição que idealizou o projeto – intitulado Transit – dentro do qual será realizado um debate, no dia 28, às 17h, no mesmo local (veja detalhes abaixo).
Celebrando 10 anos do Grupojogo, o diretor Alexandre Dill avalia que a peça reverbera a necessidade do reconhecimento do privilégio dos homens brancos e a importância do estabelecimento de um pensamento crítico a esse respeito:
– Podemos perceber os fluxos migratórios forçados, o ataque de colonizadores a uma terra cheia de riquezas e o poder de um país ao julgar, em seu território, um estrangeiro.
Para Dill, As Trevas Ridículas revela a barbárie que subjaz às formas de colonização:
– Precisamos tentar nos ver no outro. Isso faz com que compreendamos o mundo, os problemas sociais e a nós mesmos.
Já a montagem da Face & Carretos, companhia criada em 1982, explicita a origem radiofônica do texto ao levar para o palco efeitos de sonoplastia criados artesanalmente. De Lélis, o diretor, lembra que trabalhou na quarta camada da história, que começou na literatura com a novela de Conrad, depois foi adaptada ao cinema por Coppola e inspirou o texto para rádio de Lotz, antes de chegar ao teatro. A decisão de empregar um título distante do original, Nas Sombras do Coração, foi motivada por um ponto de vista que o encenador procurou destacar.
– Busquei referência em Joseph Conrad e seu Coração das Trevas porque centrei a trama no coração humano, ou seja, em como o lado emocional lida com tudo isso. No fim das contas, é esse aspecto que muda alguém. Não acredito que seja pela via racional – defende De Lélis.
Dill e De Lélis não trocaram experiências durante o processo de criação de seus espetáculos: comparar as duas versões será uma surpresa para eles tanto quanto para o público. O diretor do Grupojogo lembra que acompanha o trabalho do criador da Face & Carretos desde os 14 anos. De Lélis, por sua parte, garante que estará na estreia para assistir à montagem de Dill.
AS TREVAS RIDÍCULAS
Nesta terça (23) e quarta-feira (24), às 20h. Duração: 70 minutos. Recomendação: 12 anos.
NAS SOMBRAS DO CORAÇÃO
Dias 27 e 28 de maio, às 20h. Duração: 90 minutos. Recomendação: 16 anos.
Ambos os espetáculos serão no Teatro do Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), fone (51) 2118-7800, em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 10 (comerciários e dependentes com cartão Sesc/Senac, estudantes, classe artística e maiores de 60 anos), R$ 15 (empresários e dependentes com Cartão Sesc/Senac) e R$ 20 (público em geral).
Pontos de venda: bilheteria do Sesc Centro (Alberto Bins, 665), de segundas a sextas, das 8h as 19h45, e até às 15h para a apresentação do dia, e aos sábados, das 8h às 13h. Se houver disponibilidade, na bilheteria de cada teatro, uma hora antes da sessão.
DEBATE
As montagens serão discutidas no dia 28 de maio, às 17h, no Teatro do Instituto Goethe, com a presença dos diretores Alexandre Dill e Camilo de Lélis, da crítica de teatro Dorothea Marcus, da Alemanha, e dos críticos Michele Rolim e Renato Mendonça, ambos do site Agora Crítica Teatral. Entrada franca.
TEMPORADA
Depois das sessões no 12º Festival Palco Giratório, Nas Sombras do Coração, de Camilo de Lélis, entra em temporada de 2 a 18 de junho, e As Trevas Ridículas, de Alexandre Dill, entra em temporada de 23 de junho a 9 de julho, ambos de sextas a domingos, às 20h, no Teatro do Instituto Goethe.