Um dia repleto de espetáculos de rua com algumas das mais destacadas companhias de artes cênicas do Estado, em um evento gratuito baseado nos princípios da acessibilidade e da responsabilidade ambiental. A primeira edição do Arte no Parque trará tudo isso a partir das 11h deste domingo (30/4), no Parque da Redenção, em Porto Alegre, com uma estrutura montada entre o Monumento ao Expedicionário e o chafariz. Quem explica é Rafa Cambará, integrante do grupo Mosaico Cultural, um dos apoiadores:
– Diante da quebra das fronteiras entre as linguagens, quisemos realizar um evento que ligasse tudo. Tem teatro de rua integrado com poesia, meio ambiente e a questão de gênero. Tudo para movimentar o mercado cultural, que está tão carente de incentivo.
Ói Nóis Aqui Traveiz estreia releitura de Shakespeare por Augusto Boal
Leia todas as notícias de Espetáculos
Realizado pelo Grupo Austral e pela Olelê Music, o Arte no Parque foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC-RS) e deve ter edições no Interior em datas ainda não divulgadas. Os organizadores esperam torná-lo contínuo, integrando-o ao calendário cultural do Estado. Arthur Credideu, coordenador de projetos culturais do Grupo Austral, explica que o projeto foi elaborado em 2015, mas aprovado recentemente:
– A curadoria utilizou o filtro da produção local. Queremos dar espaço para a cultura criada no Rio Grande do Sul, com alguns de seus grupos mais atuantes.
O ator Tuta Camargo será o mestre de cerimônias, e o músico e ator Zé da Terreira abrirá o evento com uma performance. Dois espetáculos estreados neste ano integram a programação: Caliban, uma releitura de A Tempestade de Shakespeare por Augusto Boal em montagem do Ói Nóis Aqui Traveiz, e Ícaro, solo com relatos de cadeirantes encenados pelo ator Luciano Mallmann, ele mesmo um cadeirante. A variada programação inclui o espetáculo circense ETC (Circo Híbrido), O Baile dos Anastácio (Oigalê) e Corsários Inversos (Mosaico Cultural), entre outros. Todas as peças e uma oficina terão tradução simultânea na Língua Brasileira Sinais (Libras).
O Arte no Parque contará também com feira de produtos orgânicos, troca de livros e espaço de exposição com fragmentos de obras de poetas mulheres do Rio Grande do Sul. Serão aceitas doações de alimentos não perecíveis para a Casa do Artista Rio-Grandense, e representantes da Unidade de Triagem do Campo da Tuca orientarão os frequentadores sobre o descarte de resíduos.
ARTE NO PARQUE – PROGRAMAÇÃO
Veja os espetáculos e a oficina que ocorrem neste domingo (30/4) no Parque da Redenção (entre o Monumento ao Expedicionário e o chafariz), em Porto Alegre, com entrada gratuita
Das 11h às 15h: Sessões consecutivas de Teatro de Caixa (Cia. Divina Comédia)
11h:Ícaro, seguido de bate-papo com o ator Luciano Mallmann e a diretora Liane Venturella
14h: ETC (Circo Hibrido)
15h:Crionças (Coletivo Crionças)
16h: Oficina com o grupo Cuidado que Mancha
17h:Corsários Inversos (Mosaico Cultural)
18h:Flor da Vida (Mototóti)
19h:O Baile dos Anastácio (Oigalê)
20h:Caliban – A Tempestade de Augusto Boal (Ói Nóis Aqui Traveiz)