William Shakespeare a R$ 20. Romeu e Julieta em formato de dança. Balé no teatro mais imponente da cidade. É esse o espetáculo que a companhia paranaense Balé Teatro Guaíra traz a Porto Alegre hoje. Adaptação de um dos textos mais importantes da obra shakespeariana, a montagem mantém intocada a música de Sergei Prokofiev, responsável pela versão original, mas reduz em uma hora e 10 minutos a coreografia, sob comando de Luiz Fernando Bongiovanni.
Leia mais:
Política e performance deram o tom de espetáculos do 23º POA Em Cena
"Ela conseguirá sobrepor dificuldades", diz filha de Eva Sopher após AVC
O mal-entendido é a grande vencedora do Prêmio Braskem Em Cena
A história que será contada não é desconhecida: duas famílias, os Montéquios e os Capuletos, são rivais de morte, mas calha de Romeu, membro dos primeiros, e Julieta, filha dos segundos, se apaixonarem, em um amor proibido. Numa trama de paixão, ódio, tragédias e traições, o que o Balé Guaíra transmite utilizando técnicas do balé clássico e linguagem contemporânea:
– A especificidade da montagem de Romeu e Julieta para dança é trazer para o movimento toda a trama. Mesmo com o desaparecimento de alguns personagens na versão reduzida, a essência da história foi preservada. O coreógrafo se apoiou em alguns recursos cênicos e criação de personagens para que o público pudesse se aproximar mais da força do drama shakespeariano – avalia a diretora artística da companhia, Cintia Napoli.
Para ela, a produção tem pelo menos três méritos: o preço popular, o local grandioso e o texto histórico – unidos, os três fatores ganham contornos de ato pela democratização da cultura. A diretora não rechaça o posto, principalmente em um momento que considera de "uma crise que nos impacta brutalmente, mas não paralisa":
– Queremos que o espaço da apreciação da dança seja o mais democrático possível. O poder transformador da arte não pode ser ofertado para uns e negado para outros. Queremos que nosso público seja aquele que tenha interesse em ser público, e não somente o que tenha condições de ser público – afirma Cintia, que diz ser uma honra trazer o espetáculo ao Theatro São Pedro. – Nossa relação é de respeito absoluto a um espaço tão importante para o fortalecimento e fomento da arte no nosso país. Estamos ansiosos e radiantes pela oportunidade de apresentar Romeu e Julieta, uma obra consagrada, num teatro não menos importante.
[SERVIÇO DE ESPETÁCULO:]
Romeu e Julieta
Hoje, às 21h.
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).
Ingressos: R$ 20. À venda na bilheteria do teatro, a partir das 13h.
O espetáculo: grupo paranaense transforma o grande clássico de William Shakespeare, que conta a história de um casal que é proibido de se amar por conta da rivalidade entre suas famílias, em um balé. A peça tem ingressos a valores populares em todos os setores.