A Casa Cultural Tony Petzhold ganhou novo fôlego com um edital do Fundo de Apoio à Cultura do governo do RS e, a partir de outubro, pretende turbinar sua programação, que vinha tendo sua periodicidade reduzida.
A comemoração dessa nova etapa começará nesta terça-feira (6/9), das 19h30min às 21h, com o lançamento do projeto Casa das Artes, um dos vencedores do edital. O espaço estará aberto durante uma hora e meia com uma amostra das atividades desenvolvidas. Haverá de tudo: prática de tango, improvisação de arte circense, dança contemporânea, trabalhos de artes visuais criados ao vivo e até flashmob de dança, entre outras atrações com entrada franca. Grande parte dos 27 artistas e professores que trabalham lá estarão em cena simultaneamente.
As novidades vêm na esteira de outro projeto bem-sucedido: a pintura da fachada do prédio onde fica a Casa Cultural, que ganhou cores do artista Paulo de Araújo. O trabalho foi financiado coletivamente por frequentadores do espaço cultural, que fica na Avenida Cristóvão Colombo, 400. Thais Petzhold, gestora do local, explica a abrangência das atividades desenvolvidas usualmente:
– A Casa Cultural tem uma característica múlti e transdisciplinar. Apostamos em diversas áreas artísticas. Na dança, por exemplo, trabalhamos com butô, balé clássico, dança afro, biodança, contemporânea. Ocorre a mesma coisa com teatro, artes visuais, música.
O projeto Casa das Artes terá quatro ações, de outubro a janeiro. Uma delas é o Baile dos Pés Descalços, série de shows com bandas cuja sonoridades estimulem a dança. O detalhe é que a função ocorre em um espaço onde as pessoas entram sem calçados. A abertura da série será no dia 8 de outubro, com a banda Trabalhos Espaciais Manuais – que, por sinal, será a primeira atração da programação vinculada ao edital.
Já o som desplugado terá vez com a série Casa Acústica, que vai privilegiar apresentações musicais em pequeno formato, como banquinho e violão. Esses shows não serão em um palco, mas sim em uma sala intimista, na qual o público ficará instalado em colchões, almofadas, bancos e sofás. A compositora Bibiana Petek será uma das atrações, ainda sem data confirmada.
A série Casa Dança será desdobrada, por sua vez, em três ações: um workshop, uma apresentação e um bate-papo com cada convidado, que falará sobre sua trajetória artística e as motivações de seu trabalho. A especialista em dança butô Ana Medeiros está confirmada para ações que ocorrerão entre os dias 21 e 23 de outubro.
O quarto eixo do projeto Casa das Artes será dedicado ao público infantojuvenil: é o Casa Criança, que também é aberto à participação de crianças especiais. Os pais poderão acompanhar os filhos em atividades como ioga, meditação, brincadeiras e ações ligadas às artes plásticas, envolvendo materiais como argila e tinta.
– Nos tempos atuais, fala-se muito em respeito à diversidade. Aqui na Casa Cultural, fazemos disso uma prática diária – afirma Thais Petzhold.
Casa das Artes
Projeto com atividades de artes cênicas, música e artes visuais. Lançamento nesta terça-feira (6/9), às 19h30min, na Casa Cultural Tony Petzhold (Cristóvão Colombo, 400), fone (51) 3268-9669, em Porto Alegre. Entrada franca