O período de dezembro a março marca uma das épocas mais especiais na Serra Gaúcha. Isso porque, durante esses meses, os produtores locais realizam a colheita das uvas, que são usadas para criar alguns dos melhores vinhos, espumantes e sucos do Brasil e do mundo.
A cidade de Bento Gonçalves é um dos grandes destaques do pedaço. Ao longo dos anos, agricultores da região desenvolveram uma série de experiências relacionadas à época da colheita. Essas atrações contemplavam atividades como colher a fruta, fazer a tradicional pisa da uva e participar da colazione (café da manhã) ou merendin (café da tarde). Tudo isso, pertinho dos parreirais e com muita música.
– A partir disso, vários empreendimentos foram criando mais experiências e fizeram desse período um grande marco no calendário turístico anual de Bento Gonçalves – conta o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Ferri Parisotto.
O especialista destaca que o interesse de pessoas de todo o Brasil pelas atrações da região incentivou o desenvolvimento do maior evento de vindima do País. Trata-se da programação Bento em Vindima, que reúne atrações não apenas nas rotas turísticas do interior, mas também na área urbana do município.
As atividades espalhadas pela cidade resgatam a cultura antiga e fomentam a preservação histórica da região. Elas começaram em janeiro e se estenderão até março, sempre às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos.
– O Bento em Vindima busca valorizar as nossas raízes e é uma atração que desperta, não só o interesse dos turistas em nos visitar, mas proporciona para população momentos de encontro com a tradição e cultura. Seja na pisa da uva, tomando um bom vinho ou provando uma sopa de capeletti na Via del Vino. Queremos transformar esse período em uma grande festa, que levará o nome de Bento para todos os cantos – conta o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Acesse o perfil da cidade no Instagram e fique por dentro das principais novidades e atrações turísticas de Bento Gonçalves
Desfiles temáticos e muito mais
Os desfiles temáticos, realizados aos domingos, são os grandes protagonistas do evento. Com muita animação e visuais incríveis, eles funcionam como uma peça teatral em movimento.
Intitulados de “O Mundo do Vinho” – menção à frase “Bem-vindos ao Mundo do Vinho”, localizada na Pipa Pórtico, que é um grande monumento na entrada de Bento Gonçalves –, os desfiles são divididos em sete alas.
Tudo começa com a apresentação da formação do universo, passando na sequência pela pré-história e logo chegando aos egípcios, que já apresentavam formas avançadas de manipulação da uva.
– Na sequência, chegamos nos tempos da conquista da Grécia por Roma e na conversão de Dionísio a Baco, deus do vinho. Deste ponto, avançamos praticamente 2.500 anos e chegamos em 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, os primeiros anos na colônia Dona Isabel, a formação de Bento Gonçalves, a festa das festas (vindima) e os dias de hoje da cidade – explica Parisotto.
Aos sábados, o destaque fica por conta da Vila Colonial, que anima o centro da cidade a partir das 15h. Ali, é possível provar delícias como sopa de capeletti, galeto com polenta, massa, sagu com creme, vinhos e sucos de uva.
As apresentações musicais são realizadas em datas variadas e ficam por conta de artistas como Ragazzi Dei Monti, Os Fagundes e Délcio Tavares. Há também apresentações de corais e grupos de música italiana.
– Precisamos atrair os olhos do Brasil para a Serra Gaúcha, levando em conta que esse é o único período do ano que temos a possibilidade de viver essas experiências. Chegamos a receber, em 2019 e 2020, antes da pandemia, mais de 300 mil visitantes. Esperamos que dessa semente plantada possamos colher frutos no futuro, principalmente podendo preservar nossas raízes e tradições – comenta o Secretário de Turismo do município gaúcho.
O site da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves traz informações detalhadas sobre o evento
Programação completa
O Bento em Vindima é organizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura. O evento é patrocinado por empresas como Giordani Turismo e Eventos, Dom Cândido Vinhos Finos, Castelos do Vale Resorts e New Holland Tratores.
Abaixo, veja a programação completa:
Desfile Cênico
Fevereiro: dias 20, 27
Março: dia 6
18 de fevereiro – Local: Via del Vino
18h – Abertura Oficial do Vinho Encanado
19h – Inês Rizzardo
20h – Cavatappi
19 de fevereiro – Local: Via del Vino
15h– Vinho Encanado
15h – Gilmar Dias
17h – Irmãos Manzoni e Juliano
19h – Zo Garrafon
21h – Beto e Tobias e Banda
20 de fevereiro – Local: Via del Vino
16h – Vinho Encanado
16h – Orquestra de Sopros de Faria Lemos
17h30 – Grande Desfile Alegórico o “Mundo do Vinho”
19h – The Moça
25 de fevereiro – Local: Vale das Antas
19h – Coral Belle Cancione
19h30 – Coral Ricordade Vivere
20h – Fanfarra Bersaglieri
21h – Ragazzi Dei Monti
26 de fevereiro – Local: Vina del Vino
10h30 – Irmãos Porpetta
15h – Beto Valduga e Camila Farina
15h – Vila Colonial - Gastronomia e Artesanato
16h – Grupo Cavatappi
19h – Carol Faria Lemos
19h30 – Rodrigo Soltton
27 de fevereiro – Local: Vina del Vino
15h – Vila Colonial - Gastronomia e Artesanato
15h – Tropilha Acústico
17h – Duo Cavatappi
17h30 – Grande Desfile Alegórico o “Mundo do Vinho”
4 de março – Local: Vale dos Vinhedos
19h – Coral Vale dos Vinhedos
20h – Fanfarra Bersaglieri
21h – Ragazzi Dei Monti
5 de março – Local: Via del Vino
10h30 – Kelvin Alves Trio
15h – Farina Brothers
15h – Vila Colonial - Gastronomia e Artesanato
16h30 – Irmãos Porpetta
19h – Coral Imigrante
19h30 – Sbornea KontrAtaka
6 de março – Local: Via del Vino
15h – Vila Colonial - Gastronomia e Artesanato
15h – Tropilha Acústico
17h – Duo Cavatappi
17h30 – Grande Desfile Alegórico o “Mundo do Vinho”
11 de março – Local: Caminhos de Pedra
19h – Banda Caminhos de Pedra
19h30 – Grupo de Cantoria Família Cantelli
20h – Fanfarra Bersaglieri
21h – Ragazzi Dei Monti
12 de março – Local: Via del Vino
10h30 – Tropilha Acústico
15h – Paloma e Miqui, com Mari Mussoi
15h – Vila Colonial - Gastronomia e Artesanato
16h30 - Coral Terra Nostra
19h – Coral Imigrante
19h30 – Délcio Tavares