“Existem apenas três coisas que param no ar: helicóptero, beija-flor e Dadá Maravilha”, vangloriava-se o folclórico centroavante do futebol brasileiro nos anos 1970 pelos seus inúmeros gols de cabeça. Caso fosse jogador atualmente, Dario incluiria mais um item na sua lista: os drones. Na definição técnica, um drone é um veículo aéreo não-tripulado e comandado remotamente. São como pequenos robôs que têm o funcionamento parecido com um helicóptero de brinquedo: voa – e para no ar – usando um conjunto de hélices e é comandado por controle remoto.
Inventado inicialmente para cumprir o papel de arma de guerra, o drone ganhou popularidade pela sua utilização na indústria multimídia, carregando uma câmera e produzindo vídeos e fotografias. No entanto, são inúmeras as funções que podem ser desempenhadas pelo eletrônico. Abaixo, listamos cinco utilidades funcionais e divertidas. Confira:
1- Monitoramento de grandes áreas
A visão aérea oferecida pelo aparelhinho pode auxiliar na checagem de terrenos maiores, distantes ou de difícil acesso. Em propriedades rurais, por exemplo, um drone com câmera especial e recursos de infravermelho pode descobrir se uma plantação está sadia ou doente. Também pode monitorar se a lavoura está sofrendo com estresse hídrico ou se o número de cabeças de uma boiada confere. Outra utilização possível é na construção civil, onde as imagens feitas em diversos ângulos do canteiro de obras permitem um melhor monitoramento da construção de empreendimentos.
2- Entrega de encomendas
Se a distância não for muito longa – uma vez que a autonomia da bateria ainda é um ponto fraco da tecnologia –, é possível utilizar o acessório como “meio de transporte” de pequenas cargas. Algumas pizzarias e outros restaurantes que oferecem o serviço de delivery, já usam drones como substitutos das motos na hora da tele entrega.
3- Fotos e vídeos a partir de novos ângulos
Um dos usos mais populares e tradicionais dos drones é na captação de imagens. Com a perspectiva aérea é possível conseguir imagens de novas e surpreendentes perspectivas. Algumas imagens são realmente curiosas e geram bastante interesse nas redes sociais, por exemplo.
4- Diário de viagem
Para quem é apaixonado por viagens e gosta de registrar cada momento, um drone pode ser o parceiro ideal. Em lugares desconhecidos, o companheiro serve de explorador, conhecendo acessos e detalhes com segurança e ainda rendendo imagens incríveis. No turismo de aventura, pode ser uma mão na roda, pois muitas versões do eletrônico são à prova d’água e feitos com materiais resistentes a choques. Isso fornece o melhor equipamento para um alpinismo em uma cachoeira, para caiaque em um rio, uma trilha na mata ou até montain bike.
5- Corrida de drones
Você sabia que os drones podem participar de competições? As corridas disputadas pelos eletrônicos estão se tornando cada vez mais populares e disputadas e contam até mesmo com uma liga oficial, a Drone Racing League (DRL), criada em 2015. A instituição organiza campeonatos ao redor do planeta, principalmente na China e nos Estados Unidos, onde o “esporte” é mais conhecido. O Brasil também não ficou para trás e o primeiro “Brasileirão” de corrida de drones aconteceu no ano passado, na Campus Party de São Paulo. Para competir, os pilotos vestem óculos de realidade virtual conectados à câmera do aparelho e comandam tudo pelo controle remoto, como num cockpit imaginário. Os campeonatos geralmente acontecem em estádios esportivos, fábricas vazias ou shoppings abandonados. O lugar ganha obstáculos pelos quais os drones, iluminados por LEDs coloridos, têm de passar. O primeiro a completar o circuito vence.
Quer realizar o sonho do drone próprio? Se você já está pronto para escolher um modelo para chamar de seu, dê uma passada no site da TaQi. A loja oferece uma variedade de modelos, marcas e acessórios para todos os tipos de pilotos.
E fica a dica: saiba que antes de sair voando com o brinquedinho por aí, é necessário regulamentá-lo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).