Em entrevista concedida nesta segunda-feira (6) à Rádio Gaúcha, a atriz Valentina Herszage, intérprete de Vera Paiva no filme Ainda Estou Aqui, comentou a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025 pelo papel de Eunice Paiva na mesma produção.
— É tão incrível ver o Brasil, nossa arte e nossa cultura sendo reconhecidos lá fora. A Fernanda é incrível. Todos nós acompanhamos a trajetória dela ao longo da vida. Desde a mãe (Fernanda Montenegro), a gente vê a força dessa história. Ela é sem dúvida uma atriz e uma pessoa muito merecedora — afirmou.
Fernanda se consagrou como melhor atriz em filme de drama na premiação, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite de domingo (5). Esta é a primeira vez que uma pessoa do Brasil leva o Globo de Ouro por atuação.
— Além de ser uma grande atriz, ela é uma pessoa extremamente inteligente e tem uma capacidade incrível de conversar sobre qualquer assunto. Com ela, você pode falar sobre algo super intelectual ou sobre algo totalmente descontraído e ela está ali, presente em ambas as conversas — comentou Valentina.
A vitória no Globo de Ouro reforça ainda mais o nome de Fernanda Torres no circuito internacional e gera expectativa para que ela seja indicada ao Oscar 2025 — a lista será conhecida no próximo dia 17.
— Como o Globo de Ouro ajuda o Oscar? Ele gera repercussão, cria aquele buzz. Por exemplo, quem ainda não assistiu ao filme, agora com a vitória da Fernanda Torres, provavelmente vai ficar curioso para vê-lo. E talvez até considere incluir o nome dela na cédula de votação — explicou a jornalista brasileira Miriam Spritzer, uma das votantes no Globo de Ouro 2025.
Miriam alerta, no entanto, que a votação do Oscar é diferente da do Globo de Ouro. Na primeira premiação, por exemplo, cada categoria recebe votos das pessoas que trabalham especificamente naquela área. São elas que escolhem os indicados e depois a votação é aberta a todos os membros.
— Por exemplo, se eu trabalho com efeitos visuais no cinema, vou votar nas categorias de efeitos visuais e também em melhor filme e melhor diretor — detalhou ela.
A jornalista ressalta ainda que Fernanda estava concorrendo a um prêmio em que há muitos brasileiros e latinos entre os votantes, o que também pesa a favor dela.
— O longa participou de dois festivais importantes: Veneza e Toronto, e recebeu muita atenção. O público internacional gosta dela e o Globo de Ouro costuma ter uma simpatia especial por talentos internacionais. Acho que a performance dela foi marcante e ainda havia um toque especial em premiar a filha da Fernanda Montenegro, que já recebeu esse prêmio (Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro) no passado — completou Miriam.