Kate Winslet tinha apenas 22 anos quando ficou mundialmente famosa após estrelar Titanic ao lado de Leonardo DiCaprio, em 1997. É com pesar, porém, que a atriz lembra das fortes críticas feitas ao seu corpo na repercussão midiática da época.
Em entrevista ao programa 60 Minutes nesse domingo (1º), a atriz falou sobre o tema a partir de um vídeo antigo que mostra comentaristas discutindo o tamanho de seu vestido em um tapete vermelho.
— Foi absolutamente assustador. Que tipo de pessoa eles devem ser para fazer algo assim com uma jovem atriz que está apenas tentando se descobrir? — lamentou Kate.
Questionada se já teve a oportunidade de confrontar algum daqueles repórteres que julgavam seu corpo, Kate disse que, certa vez, ficou cara a cara com uma pessoa:
— Eu disse: “espero que isso te assombre” — relembrou ela. Emocionada, a atriz continuou — Foi um grande momento, porque não foi só por mim, foi para todas as pessoas que foram submetidas a esse nível de assédio. Foi horrível, foi muito ruim.
Aos 49 anos, Kate contou que ainda recebe comentários indelicados sobre sua aparência em filmes, o tempo inteiro:
— As pessoas dizem: "Oh, você foi tão corajosa para esse papel. Você não usou maquiagem. Você tinha rugas". Nós dizemos aos homens: "Oh, você foi tão corajoso para esse papel. Você deixou a barba crescer"? Não. Nós não dizemos. Não é ser corajoso. É interpretar o papel.
Seu próximo projeto é a cinebiografia Lee, que estreia ainda neste ano, no qual interpreta Lee Miller, ex-modelo americana que se tornou fotojornalista de guerra. É a primeira vez que a atriz também assina como produtora de um filme.
Na entrevista ao 60 Minutes, Kate acrescentou que, durante as filmagens de Lee, um dos membros da equipe sugeriu que ela se sentasse mais ereta para evitar que aparecessem dobras em sua barriga. Ela se recusou.
— Não acho que a Lee teria feito isso — contou.