A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, foi eleito o melhor filme na mostra dedicada ao cinema gaúcho do 52° Festival de Cinema de Gramado, na noite desta sexta-feira (16). Rodado na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, o documentário retrata uma pequena comunidade Mbyá-Guarani. A produção também conquistou o Kikito nas categorias Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Direção.
Outro destaque da premiação foi o documentário Memórias de um Esclerosado, que conta a história do cartunista Rafael Corrêa, que convive com a esclerose múltipla. A produção venceu nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical. Além disso, foi dada menção honrosa ao diretor e ator Rafael Corrêa.
A premiação entregou R$ 55 mil, totalizando as 11 categorias. O documentário A Transformação de Canuto também venceu o prêmio TV Brasil de Exibição, sendo gratificado com o valor de R$50 mil em licenciamento.
Antes da entrega dos Kikitos, o diretor e roteirista Jorge Furtado recebeu o Troféu Eduardo Abelin. A programação dedicada às produções gaúchas encerrou com a entrega dos Prêmios Iecine e do Troféu Leonardo Machado. Em memória do ator gaúcho e apresentador do Festival de Gramado, o Troféu Leonardo Machado premiou o ator e diretor porto-alegrense Nelson Diniz.
Pela primeira vez, os Prêmios Iecine foram divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. Diretor, produtor e animador com mais de três décadas de trabalho no audiovisual, José Maia recebeu o Prêmio Legado. Aleteia Selonk, sócia-diretora e produtora executiva da Okna Produções, recebeu o Prêmio Inovação. Por fim, o Prêmio Destaque foi entregue a Alexandre Mattos, membro-fundador da Moviola Filmes e membro do Macumba Lab – Coletivo de Profissionais Negres do audiovisual do RS.
Confira os vencedores por categoria:
Melhor Filme
A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernseto de Carvalho
Melhor Direção
Ariel Kuaray Ortega e Ernseto de Carvalho, por A Transformação de Canuto
Melhor Ator
Fabrício Benitez, por A Transformação de Canuto
Melhor Atriz
Cibele Tedesco, por Até que a Música Pare
Melhor Roteiro
Thais Fernandes, Rafael Corrêa e Ma Villa Real, por Memórias de um Esclerosado
Melhor Fotografia
Camila Freitas, por A Transformação de Canuto
Melhor Direção de Arte
Adriana do Nascimento Borba, por Até que a Música Pare
Melhor Montagem
Jonatas Rubert e Thais Fernandes, por Memórias de um Esclerosado
Melhor Desenho de Som
Kiko Ferraz, por Memórias de um Esclerosado
Melhor Trilha Musical
André Paz, por Memórias de um Esclerosado
Juri Popular
Infinimundo