Em entrevista recente ao io9, o chefe do Marvel Studios, Kevin Feige, revelou qual será a importância de Deadpool & Wolverine dentro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) no futuro. Ele colocou o longa-metragem bem próximo de duas das mais importantes obras do estúdio:
— Se Vingadores: Guerra Infinita é um 9 e Vingadores: Ultimato é um 10, então Deadpool & Wolverine é um 8 em termos do impacto que terá no futuro do MCU.
Mas será mesmo?
Abaixo, cuidado com possíveis spoilers!
Os trailers de Deadpool & Wolverine — em cartaz nos cinemas nacionais — davam a entender que o personagem de Ryan Reynolds entraria no MCU e mudaria completamente os rumos do universo cinematográfico. Mas não é para tanto.
O filme acena mais para o passado do que para o futuro. O ponto que mais exemplifica isso é reapresentação de diversos — e até surpreendentes — personagens de outros tempos, mais especificamente os que fizeram parte das produções da 20th Century Fox.
A partir daí, o longa-metragem tem como dois de seus principais pilares a nostalgia e o fanservice — e não é demérito, uma vez que funciona de maneira satisfatória e, nitidamente, era a proposta inicial do projeto, mesmo que seu marketing dê a entender outra coisa.
A própria questão dos mutantes, mesmo que o filme tenha a presença de Wolverine e a X-23/Laura (Dafne Keen), entre mais alguns menos famosos, não avança muito. Alguns cotados a darem as caras no longa-metragem, como o Professor X/Charles Xavier (Patrick Stewart), não aparecem.
Entretanto, ainda assim, é possível que, após Deadpool & Wolverine, um ponto importante do MCU tenha sido abandonado — ou, pelo menos, não seja mais tão explorado: o multiverso. Em determinado momento do novo filme da franquia, o próprio Mercenário Tagarela sinaliza para o fim deste arco.
Eis que fica a dúvida se o Marvel Studios deixaria de lado este recurso e não o usaria para trazer de volta para as telonas personagens importantes — caso isso se confirme, os Homem-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield, por exemplo, não dariam mais as caras. Para os saudosistas, seria o fim de um possível regresso do Homem de Ferro de Robert Downey Jr.
No próprio Deadpool & Wolverine, o Mercenário Tagarela salienta a bagunça que estava o MCU. E, com a saída do ator Jonathan Majors, que seria o vilão Kang, o qual teria todas as próximas fases do universo cinematográfico girando ao seu redor, ficou mais difícil de seguir por este caminho.
Desta forma, é possível que o longa-metragem encerre esta jornada, confusa e que não engrenou, em suas próximas produções. Agora, resta saber se os heróis que estão na casa dão conta do recado e conseguem segurar o MCU, que ficou cambaleante após Vingadores: Ultimato — lembrando que a partir de Deadpool & Wolverine, mesmo que com menos volume do que o esperado, os mutantes estão presentes universo cinematográfico.
Um ponto a se considerar, porém, é que Quarteto Fantástico, previsto para 2025, foi anunciado como um filme à parte, que faz parte de outro universo, o que mantém vivo este recurso. O que resta é esperar pelos próximos capítulos do MCU. Se seguir pelo caminho deixado por Deadpool & Wolverine, tem grandes chances de voltar a alegrar os fãs.