Depois de algumas decepções nos cinemas e na TV, o Marvel Studios pisou no freio. Dessa forma, o único filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) a chegar na tela grande este ano será Deadpool & Wolverine, com o objetivo de arrumar a casa.
O longa-metragem estreia nos cinemas nacionais nesta quinta-feira (25) — mas com sessões de pré-estreia a partir da noite de quarta (24) — e deve ser uma grande reunião de personagens das mais diversas fases da Marvel no cinema. Claro que, até agora, apenas alguns foram confirmados, para manter a surpresa.
Mas, mesmo que não haja uma confirmação de todo o elenco, os nomes já divulgados são numerosos. Tanto é que, especialmente para quem não é familiarizado com o mundo dos quadrinhos ou que não acompanhou à risca todo o MCU, é importante fazer as devidas apresentações.
Confira abaixo o quem é quem de Deadpool & Wolverine, que terá direção de Shawn Levy (Free Guy: Assumindo o Controle):
Deadpool
O Mercenário Tagarela será novamente vivido por Ryan Reynolds. Esta será a primeira aventura do personagem desbocado dentro do Universo Cinematográfico Marvel — os dois filmes solo anteriores do anti-herói foram feitos pela 20th Century Fox, que foi comprada pela Disney, em 2019.
Uma das dúvidas é como ele será incorporado dentro de um universo cinematográfico estabelecido e, mais do que isso, com a missão de o salvar — o que rende, no trailer, a piada de que Deadpool/Wade Wilson será o "Jesus da Marvel".
Criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, em 1991, o mercenário canadense, além de ter poderes de se regenerar, também é altamente habilidoso com armas e espadas. Deadpool ainda tem como diferencial a quebra da quarta parede — ou seja, pode conversar diretamente com o público e sabe que está em um filme ou história em quadrinhos.
Wolverine
Não mexer na jornada original do personagem, que foi finalizada no elogiado Logan (2017), foi uma das condições para que Hugh Jackman retornasse ao papel. Ou seja, aquele Logan, realmente, está morto — agora, resta saber se Deadpool & Wolverine se encaixa antes dos acontecimentos do longa, que se passa em 2029, ou se trará uma variante do Carcaju.
O personagem canadense foi concebido pelo roteirista Len Wein, em 1974, dentro de uma história de O Incrível Hulk. Porém, também fizeram parte do nascimento do mutante John Romita, Roy Thomas e Herb Trimpe. Jackman interpreta o personagem há 24 anos, quando encarnou, pela primeira vez, Wolverine — empacotado em uma roupa preta de couro — em X-Men (2000).
Vale lembrar que o Wolverine de Hugh Jackman e uma versão infame de Deadpool de Ryan Reynolds já contracenaram juntos em X-Men Origens: Wolverine, de 2009. Os fãs dos dois personagens, porém, tentam esquecer que este filme existiu.
Cassandra Nova
Vivida por Emma Corrin, intérprete da jovem Princesa Diana na quarta temporada de The Crown, Cassandra Nova é a irmã gêmea maligna de Charles Xavier. A sua primeira aparição ocorreu em New X-Men #114, de 2001. Ao longo de sua trajetória, foi responsável pelo maior genocídio mutante da história.
A sua origem é um tanto quanto perturbadora: nos quadrinhos, ainda no útero, enquanto descobre sua consciência e seus poderes, Xavier sente o perigo na existência da sua gêmea maligna e tenta matá-la durante a gestação.
Cassandra, entretanto, era manifestação chamada Mummudrai, uma criatura parasitária que existe apenas no plano astral. A vilã, extremamente poderosa, posteriormente, conseguiu criar uma forma física — além das habilidades de Xavier, ela ainda tem capacidade de regeneração.
Dogpool
Tendo a sua primeira aparição em 2010, dentro da HQ Prelude to Deadpool Corps #3, o doguinho é membro da Corporação Deadpool e foi testado pela Máscara X, uma empresa de cosméticos. Por conta disso, sofreu uma mutação e ganhou o poder de se curar, tal qual Deadpool. Após ser deixado para morrer em uma lixeira, foi encontrado pelo Mercenário Tagarela.
No filme, o Dogpool será vivido pela cadelinha Peggy, que ganhou o prêmio de cachorra mais feia do Reino Unido. Segundo Ryan Reynolds, ele próprio insistiu para incluir o personagem no filme porque ele "parece ser a manifestação animal de Wade Wilson".
Pyro
Criado por Chris Claremont e John Byrne, o personagem teve a sua primeira aparição em The Uncanny X-Men #141, de 1981. Inimigo dos X-Men na maioria das vezes, ele tem o poder de manipular o fogo.
No cinema, Pyro foi vivido por Aaron Stanford em X-Men 2 (2003) e em X-Men: O Confronto Final (2006). Agora, 18 anos depois de sua última aparição nas telonas, ele retorna em Deadpool & Wolverine — sendo novamente interpretado por Stanford.
Paradox
Interpretado por Matthew Macfadyen (Succession), Paradox será uma espécie de mentor para Wade Wilson depois do Mercenário Tagarela ser levado em custódia por membros da Autoridade de Variância Temporal (AVT).
A sua primeira aparição ocorreu em She-Hulk Vol 2 #3, de 2005. Na ocasião, o personagem teve um papel pequeno como o juiz que presidiu o julgamento da She-Hulk. Em Deadpool & Wolverine, ele deve ter um destaque maior, visto que é o responsável por recrutar o anti-herói falastrão para ajudar a salvar o MCU.
Dentes de Sabre
No cinema, o vilão deu as caras já na arrancada dos mutantes, em X-Men (2000), enfrentando o Wolverine de Hugh Jackman. Na época, o personagem foi encarnado por Tyler Mane, que não retornou à franquia.
Mais adiante, em 2009, o Dentes de Sabre retornou em X-Men – Origens: Wolverine, mas com Liev Schreiber dando vida ao vilão. No filme, também foi revelado que ele e Logan, na verdade, eram meios-irmãos.
Bem, corta para 2024 e o vilão estará em Deadpool & Wolverine, mas, novamente, interpretado por Mane. Nos quadrinhos, a primeira aparição de Dentes de Sabre ocorreu em Iron Fist #14, de 1977, em que ele foi concebido para ser inimigo do personagem que dá título à HQ. Os poderes dele incluem regeneração rápida e sentidos aguçados, sendo uma versão ainda mais selvagem de Wolverine.
Elektra
Confirmada pelo The Hollywood Reporter, Jennifer Garner ainda não apareceu em materiais de divulgação de Deadpool & Wolverine. Se o portal estiver correto, a atriz reprisará o seu papel de Elektra na nova aventura.
No cinema, ela viveu a assassina de aluguel em dois filmes: Demolidor: O Homem Sem Medo (2003) e em Elektra (2005) — ou seja, a última vez dela como a personagem foi há 19 anos. Nos quadrinhos, Elektra Natchios surgiu em Daredevil #168, em 1981, criada pelo lendário Frank Miller.
Turma do Deadpool
Para quem acompanhou os filmes de Deadpool, vários rostos conhecidos retornarão para este terceiro capítulo da história — não se sabe, porém, o tamanho dos papéis da turma.
São eles: Morena Baccarin como Vanessa; Stefan Kapicic como Colosso; Brianna Hildebrand como Míssil Adolescente Megassônico; Shioli Kutsuna como Yukio; Rob Delaney como Peter; Karan Soni como Dopinder; e Leslie Uggams como Al Cega.
Possibilidades
Lady Letal, Azazel, Groxo e Fanático foram identificados pelos fãs em imagens e trailers divulgados pela Marvel. Porém, não se sabe quem serão os atores que viverão os personagens.
Nos cinemas, eles já foram interpretados da seguinte forma: Lady Letal foi vilã de X-Men 2 (2003), vivida por Kelly Hu; Azazel participou de X-Men: Primeira Classe (2011), interpretado por Jason Flemyng; Groxo já foi vivido por Ray Park, em X-Men: O Filme (2000), e por Evan Jonigkeit, em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); e Fanático foi interpretado por Vinnie Jones em X-Men: O Confronto Final (2006) e pelo próprio Ryan Reynolds em Deadpool 2 (2018).