Após quatro anos do lançamento de Um Lugar Silencioso 2 (2020), chega aos cinemas nesta quinta-feira (27) o terceiro filme da franquia, Um Lugar Silencioso: Dia Um. Estrelado por Lupita Nyong'o (Nós) e Joseph Quinn (Stranger Things), o longa é uma prequel, ou um filme de origem, que mostra o dia em que os extraterrestres criados por John Krasinski chegaram à Terra.
Ambientada em Nova York, nos Estados Unidos, a produção se passa em um dia aparentemente comum. Samira (Lupita) está em um bate e volta à cidade, quando avista uma chuva de meteoros que, na verdade, são as criaturas invadindo o planeta. Ao lado de Eric (Quinn), um engravatado que conhece por acaso, e do seu gato Frodo, ela tenta escapar.
O elenco conta também com Djimon Hounsou, que em Um Lugar Silencioso 2 (2020) interpretou um dos colonos que ajudam Regan (Millicent Simmonds) e Emmett (Cillian Murphy), além de Thea Butler, que esteve no primeiro filme da saga. Alex Wolff (Hereditário) também passa a integrar o time.
Desta vez, John Krasinski (The Office), que interpreta Lee em Um Lugar Silencioso (2018), deixa a direção nas mãos de Michael Sarnoski, de Pig: A Vingança (2021). No entanto, Krasinski assina o roteiro da produção ao lado de Sarnoski e Bryan Woods, também responsável pelo primeiro filme da série.
Com um tempo de duração padrão, de 1h40min, o longa não conta com cena pós-créditos. Quanto à continuação da franquia, Krasinski anunciou que Um Lugar Silencioso 3 deveria chegar aos cinemas em 2025 durante um evento da Paramount, mas segundo o EW, o cronograma foi alterado. Ainda não há uma nova data de lançamento ou detalhes sobre o elenco do quarto filme da saga, mas o criador deve voltar à direção e dar um fechamento à história.