Os indicados ao Oscar 2024 foram divulgados na manhã desta terça-feira (23). Junto às produções que vão concorrer nas categorias da premiação, que será realizada no dia 10 de março, o público também ficou sabendo quais foram os esnobados da vez pela Academia — "lista" que é tão aguardada quanto a dos indicados. Leonardo DiCaprio, Greta Gerwig, Margot Robbie e Dua Lipa são alguns dos integrantes do grupo, além do longa Saltburn.
Barbie, que junto a Opennheimer era favorito para acumular indicações, foi nomeado em oito categorias — já o filme de Christopher Nolan ficou com 13. Não dá para dizer que o longa sobre a boneca foi esnobado, mas o desempenho foi abaixo do que se esperava.
O que mais surpreendeu foi a ausência de Greta Gerwig na categoria destinada à melhor direção. Protagonista do filme, Margot Robbie também não foi indicada a melhor atriz.
E sobrou até para Dua Lipa: Dance The Night, música da cantora que faz parte da trilha sonora do filme, ficou de fora da categoria de melhor canção. Em contrapartida, o filme tem duas músicas concorrendo: I’m Just Ken, de Mark Ronson e Andrew Wyatt; e What Was I Made For?, de Billie Eilish e Finneas.
Nas categorias de atuação, o filme Barbie está representado por Ryan Gosling, indicado a melhor ator coadjuvante, e America Ferrera, que disputa o título de melhor atriz coadjuvante. Barbie também concorre ao prêmio de melhor filme, mas tem poucas chances de ganhar, conforme avaliam críticos especializados.
Outro filme que se destacou foi Assassinos da Lua das Flores, com 11 indicações. Porém, Leonardo DiCaprio não foi indicado a melhor ator. A esnobada surpreendeu, mas o longa tem muitos motivos para comemorar: concorre nas badaladas categorias de melhor filme e melhor direção, além de ter Lily Gladstone na disputa pelo prêmio de melhor atriz.
Surpreendente foi a ausência total de Saltburn, dirigindo pela cineasta Emerald Fennell, que ganhou o Oscar de melhor roteiro original com Bela Vingança. Com o histórico de Fennell, esperava-se que Saltburn figurasse em pelo menos algumas categorias nesse ano, mas o filme não recebeu nenhuma indicação. Pode ostentar o título de maior esnobado pela Academia no Oscar 2024.