O longa-metragem Saltburn, que estreou no final de 2023 no Prime Vídeo, dirigido pela vencedora do Oscar Emerald Fennell, é um thriller sexual que satiriza classes sociais. O personagem Oliver Quick (Barry Keoghan) é um estudante de aparente classe média que ingressa na Universidade de Oxford e está tentando se adaptar a um mundo de jovens ricos e excêntricos.
O sucesso do filme também impactou o mundo da música. A canção Murder On The Dance Floor, de Sophie Ellis Bextor, chegou a obter o maior número de reproduções globais diários no serviço de streaming Spotify. A faixa entrou em certo momento na parada Global da plataforma pela primeira vez.
Outra curiosidade sobre os bastidores do filme é que a estrela de Barbie (2023), Margot Robbie, foi uma das produtoras de Saltburn e chegou a acompanhar duas semanas de gravação. Além disso, mesmo com mais de duas horas de filme, o longa foi gravado em apenas 48 dias.
Alerta! O texto a seguir contém spoilers do filme Saltburn
Quando Oliver conhece Felix Catton (Jacob Elordi), ele acaba se aproximando do jovem que faz parte de uma família aristocrática, dona de Saltburn. Quando essa improvável amizade se estreita, Felix convida Oliver, após a suposta morte de seu pai, para passar o verão na propriedade da família.
Quanto mais íntimo torna-se da família Catton, mais envolvido pelas excentricidades ele fica. Ao mesmo tempo que aproveita a "hospitalidade" de todos, Oliver vai criando pequenos conflitos e intrigas. Após meses de manipulação, Felix descobre que o amigo mentiu sobre toda sua vida, incluindo a morte do pai.
Depois de ser confrontado, Oliver promete que iria a uma última festa na propriedade da família Catton. Na manhã seguinte, Félix é encontrado morto no jardim do palácio. Apesar de todas as evidências apontarem para o envolvimento de Oliver, ele consegue manipular a situação para não parecer culpado.
A partir disso, a família Catton passa por uma série de acontecimentos trágicos. Primeiro, Oliver faz com que um amigo de Félix seja acusado de oferecer drogas a ele no dia de sua morte. Depois, a irmã, Venetia Catton, morre em um aparente suicídio. Conforme as tragédias acontecem, Oliver fica mais próximo da matriarca da família.
Após ser convidado a se retirar da propriedade, o filme tem um salto temporal para um futuro não tão distante. Oliver encontra a matriarca, Elsbeth, em um café. Agora viúva, ela se reaproxima de Oliver e é convidado a voltar para Saltburn. Quando Elsbeth fica doente, é o jovem que permanece ao lado dela, até que ela assine documentos que dão a ele toda a propriedade da família.
Questões
Diante de todo esse cenário, o público questiona as intenções de Oliver. Há dúvidas se ele realmente havia se apaixonado por Félix ou se tudo fez parte do seu plano. A explicação aparece nos últimos momentos do filme e também da vida de Elsbeth: o oportunista previu todos os passos, desde o momento em que conheceu Félix, em um acidente provocado por ele mesmo, até a morte de Elsbeth, quando já estava doente.
Recepção do público
Com cenas bem chocantes, como o momento da banheira, do enterro e a dança no final, o filme rapidamente se tornou um tópico muito comentado nas redes sociais. No X (antigo Twitter), as publicações vão de críticas sérias a memes e reações de impacto ao longa.
O colunista de cinema de GZH Ticiano Osório também escreveu sobre o longa. Para ele, a primeira obra da diretora, Bela Vingança (2020), é mais marcante. "Talvez porque, a certa altura, (Saltburn) passe a investir demais nos códigos do thriller de suspense, com reviravoltas e explicações. Mas sobrevivem as atuações de Rosamund Pike e, principalmente, Barry Keoghan (ambos concorrem ao Globo de Ouro). Com um rosto entre o estranho e o atraente, o ator irlandês pode, no mesmo instante, expressar sentimentos conflitantes como vulnerabilidade e perversidade", escreveu o crítico.