Na última semana, alguns dos maiores dubladores em atividade no Brasil se uniram na campanha "Dublagem Viva", que tem o objetivo de buscar a regulamentação do uso da Inteligência Artificial para a indústria e para os profissionais da área.
Na sexta-feira (19), as vozes nacionais de personagens clássicos do cinema e da televisão, como Carlos Campanille (Freeza de Dragon Ball), Carmen Sheila (Sra. Cabeça de Batata em Toy Story 2), Bianca Alencar (Mabel Pines de Gravity Falls), Francisco Junior (Aquaman) e tantos outros saíram em defesa da campanha nas redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter) e no Instagram.
Os profissionais alegam que "essa substituição, movida exclusivamente por agentes econômicos, criaria uma estrutura onde o humano seria trocado por uma inteligência artificial generativa".
A intenção do movimento "não é proibir nenhuma evolução tecnológica, queremos apenas garantir que o que é apenas uma ferramenta de criação não passe a ser entendido como o nosso criador", diz um trecho do comunicado publicado no site oficial Dublagem Viva.
A seguir, confira alguns posts dos artistas que integram o movimento: