Uma dúvida muito frequente entre os telespectadores é se Duro de Matar (1988) é um filme de Natal ou não. Esse questionamento chegou, inclusive, a motivar debates nas redes sociais, com internautas apresentando os mais variados argumentos para justificar seus pontos de vistas.
Diante da repercussão do assunto, o diretor de Duro de Matar, John McTiernan, o roteirista Steven de Souza e o protagonista Bruce Willis já foram questionados, em entrevistas, se a obra se encaixa na temática natalina.
Para saber se Duro de Matar é um filme natalino, GZH foi atrás de declarações dadas pelos três a veículos de comunicação, bem como pesquisas de opinião do público.
Duro de Matar é um filme de Natal ou não?
O filme Duro de Matar conta a história de John McClane (Bruce Willis), um policial de Nova York que participa da confraternização de fim de ano na sede da empresa japonesa onde sua esposa trabalha.
O evento, no entanto, é interrompido pela invasão de terroristas. Diante dos acontecimentos, John percebe que ele é um dos mais aptos a conseguir deter os criminosos e salvar os reféns.
Como o pano de fundo de Duro de Matar envolve uma confraternização de fim de ano e há referências ao Natal, alguns telespectadores o consideram como um filme com temática natalina. Mas será que a obra realmente se encaixa nesse perfil?
Curiosidades para saber se Duro de Matar é um filme de Natal ou não
O questionamento se Duro de Matar é ou não um filme de Natal chegou a ser tema, em 2018, de um dos episódios do programa Choque de Cultura. Nesse mesmo ano, o site Stephen Follows publicou um relatório baseado em estatística que, segundo o veículo de comunicação, comprovaria que o longa apresenta temática natalina tanto quanto outro clássico, o sempre presente Esqueceram de Mim.
Entre os principais argumentos do relatório, consta que no roteiro a palavra "natal" aparece 18 vezes, mais do que outras que remetem ao gênero de ação, como "matar" (13 vezes), "morrer" (cinco vezes) e "explodir" (quatro vezes). Apesar disso, ela não ultrapassou "arma", que foi mencionada 73 vezes, e "terrorista", citada 51 vezes.
Outro argumento utilizado é a quantidade significativa de elementos natalinos que aparecem em Duro de Matar. Segundo o relatório, há 21 elementos que remetem ao Natal, que incluem gorros de Papai Noel, árvores natalinas, comidas e guloseimas típicas desta celebração.
O relatório indica também que a trilha de Duro de Matar é 99,2% mais natalina do que a de outros filmes lançados nos últimos 30 anos.
Os autores do relatório também investigaram as buscas dos usuários no site IMDb, especializado em avaliação de filmes e séries. De acordo com a pesquisa, Duro de Matar ocupa o 22º lugar entre os filmes citados pelo portal com tema natalino.
Diretor e roteirista de "Duro de Matar" respondem
Um dos caminhos para saber se Duro de Matar é ou não um filme natalino é analisar a opinião de quem se envolveu na produção da obra, como o diretor, os roteiristas e os próprios atores.
Em um dos episódios do podcast The Empire Film, John McTiernan, diretor de Duro de Matar, declarou que não planejou que o filme fosse natalino, mas simplesmente uma obra de ação que tem como pano de fundo uma festa de Natal que foi interrompida e acabou não ocorrendo.
Apesar de deixar claro o seu posicionamento, McTiernan disse que caberia ao público decidir se Duro de Matar é ou não um filme natalino.
— Não cabe a nós dizer, e sim às pessoas. Se o público decidir que é um filme de Natal, é um filme de Natal. Acontece assim, mas não foi planejado como um filme de Natal — afirmou ao podcast.
Em 2017, um usuário do Twitter resolveu abordar o assunto. "Duro de Matar é sobre amor, devoção, sacrifício, generosidade e resistência ao mal - como não poderia ser um filme de Natal?", perguntou o internauta.
Em seguida, Steven de Souza, um dos roteiristas da obra, respondeu à publicação e concordou com a tese. "Ainda tem uma mulher prestes a dar à luz", acrescentou.
O ator Bruce Willis, que dá vida ao protagonista John McClane, também já se manifestou sobre o tema. Em julho de 2018, durante uma entrevista a um programa de TV norte-americano, o artista disse que Duro de Matar não era um filme natalino. "É um maldito filme de Bruce Willis!", argumentou.
Se até entre os envolvidos no filme há divergência, será que há uma resposta convincente para a dúvida?
O que diz o público?
Outra maneira de saber se Duro de Matar é um filme natalino é ouvir a opinião dos telespectadores. Uma pesquisa realizada pela Morning Consult entrevistou 2,2 mil adultos residentes dos Estados Unidos para saber a opinião deles.
O relatório indicou que 62% dos entrevistados não consideram que Duro de Matar é um filme natalino. Somente 25% defendeu que o longa tem temática natalina. Outros 13% não souberam responder ou preferiram não se manifestar.
O levantamento também demonstrou que os homens costumam classificar mais o filme como natalino do que as mulheres. Na pesquisa, 32% dos participantes do sexo masculino disseram que a obra é de Natal, enquanto somente 20% do público feminino compartilhava da mesma opinião.
Outro aspecto que a pesquisa trouxe é a diferença de opinião de acordo com a faixa etária dos entrevistados. Pessoas entre 30 e 54 anos são as que mais defendem a ideia de que Duro de Matar é um filme natalino.
Ainda com relação à idade, os resultados mostraram que quanto mais velhas as mulheres eram, maior a tendência de acharem que o longa não tem temática natalina. Já entre os homens, aqueles com idade entre 30 a 54 anos foram os que mais acreditaram que Duro de Matar é um filme natalino.